Período letivo sob agendamento:
2ª a 6ª feira: 8h às 18h

Dias sem expediente e horários especiais

Acesso por WhatsApp

biblioteca@eesc.usp.br

Trabalho premiado no SBAI2021 garante energia com qualidade aos consumidores

09 de novembro de 2021

Durante o Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente (SBAI 2021), em cerimônia virtual realizada no dia 20 de outubro, o artigo intitulado Controlador secundário distribuído fuzzy consenso aplicado em uma microrrede CA ilhada, de autoria do aluno de mestrado Lucas Jonys Ribeiro Silva, do Programa de Engenharia Elétrica, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), recebeu o "Prêmio SBA Melhor artigo" na categoria Mestrado como reconhecimento à excelência da contribuição do artigo, relevância do trabalho e qualidade da pesquisa.

O trabalho, realizado de uma parceria entre a EESC-USP e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), aborda o desenvolvimento de um controlador secundário para microrredes CA isoladas, através de lógica fuzzy e técnica de consenso, que atua na correção de desvios de tensão e frequência e no compartilhamento preciso de potência reativa entre as unidades de geração, permitindo um melhor gerenciamento de carga na microrrede.

Considerando microrrede com algumas usinas de geração distribuídas de diversas fontes (eólica, solar, biomassa, etc.), operando conectadas entre si e fornecendo potência para cargas locais, o controlador opera mantendo a tensão e a frequência em um valor desejado (no caso do Brasil em 60Hz e 127/220V), o que garante o uso da energia com qualidade pelos consumidores da microrrede.

"Sem o controlador, as tensões e frequência teriam desvios do valor nominal, que são prejudiciais aos equipamentos. Além disso, o controlador permite que cada unidade de geração entregue uma energia proporcional ao que tem capacidade de produzir. A unidade de maior capacidade entrega maior energia para as cargas. Com isso, evita-se sobrecarga de alguma geração, o que permite aumentar a eficiência do sistema e a vida útil dos equipamentos", explica o professor Ricardo Quadros Machado (SEL-EESC), orientador do aluno.

O artigo conta com a coautoria de Rodolpho Vilela Alves Neves (DEL/UFV), Ricardo Quadros Machado (SEL/EESC/USP) e Vilma Alves de Oliveira (SEL/EESC/USP).