Período letivo sob agendamento:
2ª a 6ª feira: 8h às 18h

Dias sem expediente e horários especiais

Acesso por WhatsApp

biblioteca@eesc.usp.br

Evento destaca contribuições de Paulo Freire no ensino da engenharia

08 de dezembro de 2021

No próximo dia 15 de dezembro, às 14h, a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) promove o evento 100 anos de Paulo Freire: uma reflexão sobre o ensino de engenharia. O colóquio destacará as contribuições do patrono da educação brasileira para o ensino da engenharia e levará os participantes a uma releitura sobre sua prática acadêmica.

A transmissão será feita pelo Canal da EESC-USP no YouTube, e as perguntas podem ser encaminhadas por meio deste formulário

A mesa será composta por Vilma Alves de Oliveira, presidente da Comissão de Graduação da EESC-USP, que falará sobre Integração no Ensino de Engenharia, Maria Arminda do Nascimento Arruda, coordenadora do Escritório USP Mulheres e nova vice-reitora da USP, que abordará a Inclusão e Transformação Social, e Cristiano Cordeiro Cruz, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que trará o tema Filosofia da Tecnologia e da Engenharia.

O colóquio será mediado por Marco Henrique Terra, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de computação da EESC. "Essa é uma homenagem aos cem anos do nascimento de Paulo Freire, que está sendo celebrado em várias universidades pelo mundo afora, como aconteceu recentemente na Universidade de Cambridge, onde houve uma inauguração de um busto em homenagem a ele, o primeiro de um brasileiro naquela universidade".

Para Terra, o fato de Paulo Freire ser tão reconhecido pela forma como ele concebe a educação, onde o pensamento crítico é peça chave, "é abrangente o suficiente para, também, ser considerado na Engenharia".

"Aqui na EESC, temos preocupação com tecnologia e com a fronteira do conhecimento em ciência aplicada, também com cultura e extensão. Temos várias iniciativas que concedem bolsas de pré-iniciação científica, para o ensino de Física, Matemática e Inglês, voltadas para alunos de escolas públicas. Portanto, ensino e pesquisa em engenharia de ponta combina com inclusão social, um dos pilares do patrono da educação brasileira", destaca Terra.

Além do colóquio, entre os dias 10 e 20 de dezembro a EESC cadastrará experiências e boas práticas no ensino de engenharia, além de realizar uma exposição virtual de livros com algumas das obras de Paulo Freire. A exposição é organizada pela Editora da USP (EDUSP) em parceria com a Editora da Universidade Federal de São Carlos (EDUFSCar).

Mais informações sobre a exposição e o evento podem ser obtidas em http://paulofreire.eesc.usp.br/.

Denis Dantas, para a Assessoria de Comunicação da EESC