Período letivo sob agendamento:
2ª a 6ª feira: 8h às 18h

Dias sem expediente e horários especiais

Acesso por WhatsApp

biblioteca@eesc.usp.br

Educação Ambiental: Prefeitura Municipal e EESC discutem projeto para capacitar professores da região

09 de maio de 2022

Um encontro, envolvendo a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMMACTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, articulou com representantes de nove municípios da região a possibilidade de capacitação de professores da rede pública de Educação Básica.

Durante a reunião foram discutidos projetos, ações e treinamentos que serão desenvolvidos em parceria com a EESC, com o propósito de motivar os educadores para abordagem de novas temáticas em sala de aula. A iniciativa faz parte do movimento de aproximação das universidades públicas paulistas com as demandas da sociedade.

A proposta inicial é que as capacitações aconteçam sempre aos sábados, quinzenalmente, a partir do mês de agosto deste ano. Os cursos e treinamentos serão oferecidos aos professores dos nove municípios de forma híbrida, com palestras virtuais e atividades de campo.

O evento aconteceu no Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) da EESC, localizado junto à represa do Lobo (Broa), que será utilizado nos cursos envolvendo o Laboratório de Ciências e Meio Ambiente.

Divulgação: Prefeitura Municipal de São Carlos

Estiveram presentes o Prof. Edson Wendland, diretor da EESC, o Prof. Antonio Carlos Hernandes, do Instituto de Física de São Carlos, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. José Galizia Tundisi, a Secretária Municipal de Educação, Profa. Wanda Hoffmann, a diretora do Departamento de Políticas para Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, Simone Botega Xavier, e secretários de Educação e coordenadores pedagógicos dos municípios de Ibaté, Porto Ferreira, Descalvado, Itirapina, Brotas, Dourado, Ribeirão Bonito e Santa Rita do Passa Quatro.

Sobre o CRHEA

Criado em 1976, o CRHEA está situado a cerca de 20km do campus da USP São Carlos, junto à Represa do Lobo (Broa). Está ligado à Escola de Engenharia de São Carlos e fornece toda a infraestrutura para o Curso de Especialização em Educação Ambiental, além de atividades de ensino e pesquisa dos cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Ambiental da USP. Com as aulas de treinamento e capacitação, também receberá professores de diversas cidades para alcançarem estímulos e novas aptidões pedagógicas.

Com informações da Prefeitura Municipal de São Carlos