ATENDIMENTO

Período letivo sob agendamento:
2ª a 6ª feira: 8h às 18h

Dias sem expediente e horários especiais

(16) 3373-9247
(16) 3373-9257

Acesso por WhatsApp

biblioteca@eesc.usp.br

Enem: Cursos de Engenharia da EESC-USP estão entre as opções dos candidatos

19 de janeiro de 2023

Além de toda a infraestrutura e apoio que a Universidade oferece ao aluno, a Escola de Engenharia de São Carlos tem formação diferenciada e está inserida em um ambiente rico de possibilidades acadêmicas e profissionais.

Até ao meio-dia do dia 31 deste mês, os candidatos que desejam usar a nota do Enem para ingressar em um dos cursos de graduação da USP podem fazer suas inscrições no site da Fuvest.

Podem participar estudantes que já concluíram o ensino médio no ano passado, bem como os portadores de diploma de curso superior, que tenham se submetido às provas do ENEM referente ao ano de 2022. Confira o vídeo e a tabela de vagas e notas, no fim desta página. 

No total, são cerca de 3 mil vagas, distribuídas nas 42 unidades de Ensino da USP, sendo uma delas a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), que, em seus 70 anos de atividades, já formou mais de 10 mil profissionais altamente capacitados.


O diferencial da graduação na EESC

A Escola de Engenharia de São Carlos oferece 10 opções de cursos de graduação, todos com nível de excelência, conforme avaliações externas. A mais recente - Guia da Faculdade - foi publicada em novembro do ano passado, pelo jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a Quero Educação. Todos cursos da EESC conquistaram nota máxima.

Confira a relação dos cursos oferecidos:

  • Engenharia Aeronáutica
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Materiais e Manufatura
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Elétrica - Eletrônica
  • Engenharia Elétrica - Sistemas de Energia e Automação
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Mecatrônica

Os estudantes da EESC encontram um ambiente de excelência e interdisciplinaridade, no qual o ensino e a pesquisa estão associados e presentes na rotina acadêmica. A troca de conhecimento também é fomentada pelo contato com os demais institutos instalados na USP São Carlos e que são referências nas áreas de Arquitetura e Urbanismo (IAU), Física (IFSC), Química (IQSC) e Matemática e Computação (ICMC).

Automobilística, robótica, drones, aeroespacial, ambiental, estruturas, empresa júnior.... por meio de grupos e atividades extracurriculares, o aluno de engenharia, durante o curso, pode ampliar o aprendizado e ter uma vivência prática e profissional em sua área de atuação, incluindo ações de empreendedorismo, competições e empresas juniores.

Durante o curso, o aluno da EESC também pode cursar disciplinas adicionais e obter o Certificado de Estudos Especiais, um reconhecimento pelo aprofundamento em determinada subárea da engenharia, que contribui para a inserção no mercado de trabalho. As opções de estágio, divulgadas regularmente, são inúmeras, em virtude do prestígio da instituição e de seus alunos.   

Já as ações de internacionalização estão estruturadas na Escola de Engenharia de São Carlos e visam desenvolver relações com instituições de outros países, tendo como objetivo principal facilitar as atividades de alunos e docentes, por meio de trabalhos de cooperação, intercâmbios e aprimoramento de qualificações.

No sentido contrário, a EESC também recebe alunos de universidades estrangeiras, possibilitando a troca de conhecimento, experiências e contatos. 


 

Moradia, Transporte, Alimentação e Bem-estar: apoio ao estudante

Além de ser gratuita, a USP tem ações voltadas aos alunos que passam por dificuldades socioeconômicas. Por meio do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil, o aluno da EESC encontra diversos benefícios (como auxílio moradia, alimentação, transporte, bolsas remuneradas etc) que dão o suporte para que possa realizar as atividades acadêmicas com tranquilidade. O campus também oferece Assistência Social, Ambulatório Médico e Creche.

Para manter o corpo e a mente ativos, é oferecida uma série de atividades culturais, artísticas e esportivas que colaboram com a formação integral do aluno, com sua qualidade de vida, socialização e bem-estar.

Os alunos podem frequentar o Centro esportivo (com diversos tipos de quadra, piscina e ginásio poliesportivo) e participar ainda das atividades do Centro Cultural, que oferece aulas de teatro, dança, música, fotografia, entre outros. Ainda é possível desfrutar de apresentações musicais, exposições, mostras artísticas e até mesmo observações do céu, no observatório do Campus.

São Carlos, a Capital Nacional da Tecnologia

A EESC-USP está localizada na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, uma das mais importantes cidades universitárias do Hemisfério Sul e da América Latina, distante 230 Km da capital São Paulo e com população de 260 mil, sendo 40 mil universitários. Isso porque, além da USP, a cidade abriga também a Universidade Federal de São Carlos  (UFSCar), o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), duas Unidades da Embrapa, além de centros universitários particulares e incubadoras de empresas de base tecnológica. Graças a esse complexo, que resulta na concentração de um doutor para cada 100 moradores, em média, o município foi reconhecido como a Capital Nacional da Tecnologia.

Para mais informações, acesse: eesc.usp.br/graduacao

 

 

Tabelas com relação de vagas por curso, nota mínima e peso.


AC: vagas disponibilizadas para Ampla Concorrência;
L1: vagas reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
L2: vagas reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas;
L3: vagas reservadas para candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
L4: vagas reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas