Período letivo sob agendamento:
2ª a 6ª feira: 8h às 18h

Dias sem expediente e horários especiais

Acesso por WhatsApp

biblioteca@eesc.usp.br

EESC abre ciclo de palestras inspiradoras com profissionais de sucesso

13 de março de 2023

No próximo dia 24, a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) realiza a palestra inaugural da série Alumni – Campus USP São Carlos ... trajetórias que inspiram.

O evento, que terá periodicidade bimensal, faz parte da programação da celebração dos 70 anos da Escola e tem como objetivo motivar os(as) atuais alunos(as) por meio de exemplos de sucesso profissional de ex-alunos(as), além de estreitar laços entre as diferentes gerações de estudantes que passaram pela instituição.

O primeiro palestrante dessa iniciativa será Elvio Lupo Jr, da tradicional família Lupo, de Araraquara, formado em Engenharia Civil pela EESC em 1976. Ele trará o tema Herança de Empresas Familiares, assunto que tem relação com a sua atividade profissional desde 2004. Foi quando o ex-aluno da universidade decidiu estender a experiência adquirida em 28 anos de carreira executiva (Reebok do Brasil, Umbro do Brasil, Kappa do Brasil) e passou a desenvolver a atividade de consultor especializado em empresas familiares, por meio de sua própria empresa de consultoria LEGARE, responsável por diversos projetos de implantação de estruturas de governança corporativa e familiar, elaboração de acordos de acionistas, protocolo de regras para o relacionamento família e empresa, planos de sucessão, preparação de herdeiros, etc.

Para além de sua experiência como consultor e executivo não só da Lupo, como de outras grandes marcas, Elvio Lupo Jr e família também atuaram com destaque em ações filantrópicas de bastante relevância, como a doação desde 1966 de uma área de 351 mil m² para o campus de Araraquara da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Case de sucesso, a história da centenária empresa é contada no livro “A Saga dos Lupo” (Ignacio de Loyola Brandão e Rodolpho Telarolli) e poderá ser ricamente compartilhada durante a palestra de Elvio.

A palestra inaugural poderá ser acompanhada presencialmente, às 15h do dia 24 de março, no Espaço Minerva (Anfiteatro Jorge Caron), assim como virtualmente, já que será transmitido no canal do YouTube da EESC.

“Trata-se de um grande nome para a abertura desse ciclo de palestras, vide sua trajetória profissional de muito sucesso e, certamente, bastante inspiradora para quem está trilhando sua carreira em nossos cursos. A expectativa é termos um bom público e motivar alunos de graduação e pós-graduação com os exemplos de sucesso de egressos do campus”, diz José Marcos Alves, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC e idealizador do evento.

A proposta do Alumni – Campus USP São Carlos ... trajetórias que inspiram ! é envolver egressos das cinco unidades do campus, de forma que o local das palestras será a unidade onde o(a) estudante se formou. A segunda acontecerá em 14 de abril, com apresentação de Maria de Fátima Mattiello Francisco, ex-aluna do ICMC - USP, e trará o tema O protagonismo do Software na engenharia de satélites do INPE. Este evento deve ocorrer às 16h, no anfiteatro Fernão Stella de Rodrigues Germano (ICMC).

Serviço:

Evento "Alumni - Campus USP São Carlos ... trajetórias que inspiram !
Palestra 1 | 24/3 - 15h
Eng. Elvio Lupo Jr. (ex-aluno EESC)
Tema: Herança de Empresas Familiares
Local (EESC): Anfiteatro Jorge Caron