Período letivo sob agendamento:
2ª a 6ª feira: 8h às 18h

Dias sem expediente e horários especiais

Acesso por WhatsApp

biblioteca@eesc.usp.br

Reitor da USP empossa a nova diretoria da EESC

25 de abril de 2023

O novo diretor Fernando Catalano (no púlpito) durante a cerimônia de sua posse.

Os professores Fernando Martini Catalano e Antônio Nélson Rodrigues da Silva tomaram posse, no dia 20 de abril, respectivamente, como novos diretor e vice-diretor da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), que completa 70 anos de existência.

O evento foi realizado no Anfiteatro Jorge Caron, no Espaço Minerva, e contou com as presenças do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, e da vice-reitora, Maria Arminda do Nascimento Arruda, além de dirigentes, professores, servidores técnicos e administrativos e autoridades municipais, estaduais e federais.

Em sua fala durante a cerimônia, o novo diretor da EESC destacou que os dias de hoje exigem que a Engenharia esteja interligada ao desenvolvimento humano, principalmente no que diz respeito às questões relacionadas aos desafios globais, como mudanças climáticas, pobreza e proteção do meio ambiente.

“Temos certeza de que conseguiremos fazer uma gestão pró-ativa e eficiente. A EESC, constituída pela dedicação e competência dos docentes, funcionários e do incrível potencial de seus alunos - da graduação e da pós-graduação - e o brilhantismo das dez Engenharias, que tenho orgulho de citar como uma demonstração de que estamos preparados para responder todas as demandas da sociedade, como tem sido sempre desde a sua criação. Orgulhosamente, saúdo a Engenharia Aeronáutica, a Engenharia Ambiental, a Engenharia Civil, a Engenharia de Computação, a Engenharia Elétrica - Eletrônica, a Engenharia Elétrica - Sistemas de Energia e Automação, a Engenharia de Materiais e Manufatura, a Engenharia Mecânica, a Engenharia Mecatrônica e a Engenharia de Produção. A Escola de Engenharia vai responder à altura o que a sociedade do estado, do Brasil e do mundo precisa”, declarou Catalano em seu discurso de posse.

O Reitor da USP durante a posse dos novos diretor e vice-diretor da EESC-USP

Já o reitor da USP ressaltou em seu discurso que a Escola de Engenharia de São Carlos tem sido um modelo para as demais Unidades de Ensino da Universidade em relação ao planejamento e à infraestrutura. “Minha visão da EESC é muito positiva e precisamos ter uma Escola ativa para podermos ter uma Universidade que consiga modificar a vida dos brasileiros”, falou Carlotti Júnior.

Durante a cerimônia, os professores Edson Cezar Wendland e Denis Vinicius Coury, respectivamente diretor e vice que estavam encerrando a gestão 2019-2023, receberam dos novos dirigentes uma escultura da minerva, símbolo da EESC-USP, em reconhecimento à contribuição e à dedicação durante o mandato.

O grupo de violinos do Centro Suzuki encerrou o evento com uma apresentação musical.

Sétimo Pórtico e Cápsula do tempo
Após a cerimônia de posse, na praça ao lado do bloco E-1, foi realizado o lançamento do sétimo pórtico do Portal Décadas da EESC. Implantado em 2001, como parte das comemorações do Jubileu de Ouro da escola, o portal é uma escultura interativa, formada por pórticos metálicos vermelhos, cada um representando uma década da história. A obra é de autoria da arquiteta Sônia Lúcia Medeiros da Silva Costardi.

Na sequência, houve o enterramento da cápsula do tempo, com mensagens deixadas pela comunidade da escola, do campus e da cidade, que deverá ser reaberta no centenário da instituição, em 2053.

Lançamento do sétimo pórtico do Portal Décadas da EESC.

Os novos dirigentes
O diretor da EESC, Fernando Catalano, teve sua trajetória acadêmica iniciada na própria Escola como aluno de graduação do curso de Engenharia Mecânica (1981), tendo feito posteriormente mestrado (1988), também na mesma Unidade, e doutorado em Engenharia Aeronáutica, pela Cranfield University – Reino Unido (1993).

Já o vice-diretor Antônio Nélson é graduado em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula (1984), tendo realizado o mestrado (1990) e o doutorado (1993) em Engenharia de Transportes, ambos pela EESC-USP.

Assinatura do termo de posse.
Ex-diretor e ex-vice-diretor recebem escultura minerva.
Plateia acompanha a cerimônia de posse.
Grupo de violinos formado por Araceli Hackbarth, Victor Fernandes, Grazielle Ferreira, Cira Pitombo (docente da EESC), Nícolas Carvalho (graduando de engenharia elétrica) e André Missaglia (pós-graduando da USP).
Fátima e Léa, esposas dos professores Catalano e Nélson, recebem flores.
Cerimônia de enterramento da cápsula do tempo.

Assista, a seguir, à íntegra da cerimônia.

Texto: Adriana Cruz (Assessoria de Imprensa da Reitoria)
e Alexandre Milanetti (Ex-Libris)

Fotos: Cecília Bastos e Rafaela Paes