Período letivo sob agendamento:
2ª a 6ª feira: 8h às 18h

Dias sem expediente e horários especiais

Acesso por WhatsApp

biblioteca@eesc.usp.br

Inovação e IA: contribuições do professor Frank Piller na EESC-USP

10 de maio de 2023

O grupo de pesquisa em Gestão da Mudança e da Inovação (CHANGE) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) teve o privilégio de receber, entre os dias 26 e 28 de abril, o professor Frank Piller, diretor do Instituto de Gestão de Tecnologia e Inovação da RWTH Aachen University, na Alemanha.

Piller compartilhou sua experiência com a comunidade acadêmica e empresarial de São Carlos e região durante dois seminários cativantes.

O primeiro, que ocorreu no ONOVOLAB, um espaço de inovação aberto, localizado em São Carlos (SP), enfocou como a Inteligência Artificial (IA) generativa aumenta a forma como inovamos e trabalhamos em equipes criativas. Já o segundo seminário, ocorrido nas dependências da EESC-USP, explorou a inovação na era de fábricas, produtos e serviços inteligentes.

Durante a visita, os participantes tiveram a grande oportunidade de trocar ideias com o professor Piller e mostrar um pouco da estrutura de nosso campus em duas de nossas unidades (São Carlos e São Paulo). Além disso, ele visitou dois importantes museus: a Fazenda do Pinhal, em São Carlos, e o Museu do Ipiranga da USP, em São Paulo.

"Na USP São Carlos, fiquei impressionado com a abertura interdisciplinar de todos os professores e estudantes que conheci - trabalhando juntos para enfrentar desafios importantes de pesquisa em uma mentalidade muito colaborativa. Espero que possamos ampliar a colaboração entre a USP e a RWTH Aachen University no futuro", afirmou Piller.

Ele foi o supervisor de estágio de pesquisa no exterior da doutoranda Ana Carolina Bertarssini, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da EESC-USP, bolsista FAPESP (BEPE), de fevereiro de 2022 a janeiro de 2023. Nas palavras dela, "após ter passado um ano trabalhando com o professor Frank Piller na Alemanha, foi um prazer imenso recebê-lo aqui na EESC e poder aprender mais um pouco com ele. Acredito que falo não só por mim, mas por muitas das pessoas presentes em sua palestra, que temos muito ainda a aprender com a experiência do professor Frank. Sua palestra foi uma inspiração e direcionamento para continuação de pesquisas na área e busca de maior colaboração com empresas".

Para o professor Mateus Gerolamo, do Departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP e orientador de Ana Carolina Bertassini, a vinda do professor Piller significa que há oportunidades de cooperação internacional na área de Gestão da Inovação, podendo ambos os lados beneficiarem-se da troca entre as diferentes expertises e culturas. "Foi uma honra termos o professor Piller nos visitando e compartilhando com nossa comunidade seus valiosos conhecimentos. Sou grato a ele e a Ana Carolina por promoverem essa oportunidade. Esperamos manter contato e continuar nossas colaborações".

A visita do professor da RWTH Aachen University foi organizada pelo Grupo de Pesquisa em Gestão da Mudança e da Inovação, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, pelo Departamento de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), pelo INOVA.USP Complexo São Carlos e pela Universidade de São Paulo (USP).

Para receber mais informação e materiais sobre as palestras, entre em contato pelos e-mails: gerolamo@sc.usp.br ou anabertassini@usp.br