ATENDIMENTO

Período letivo:
2ª a 6ª feira: 8h às 21h30
Período de férias:
2ª a 6ª feira: 8h às 18h

Dias sem expediente e horários especiais

(16) 3373-9247
(16) 3373-9257

Acesso por WhatsApp

biblioteca@eesc.usp.br

ScholarGPS: Docentes da EESC estão entre os principais pesquisadores do mundo

20 de julho de 2025

Seis docentes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP estão entre os 0,5% principais pesquisadores do mundo, conforme o ranking internacional ScholarGPS - Top Scholars by Institution (2024). Dois deles também aparecem no top global dos 0,05% mais bem classificados em suas respectivas especialidades. Confira abaixo.

Para a avaliação, a plataforma considera a produtividade do pesquisador (publicações), o impacto do trabalho (citações) e a qualidade de suas contribuições acadêmicas. O recorte pode ser feito em três categorias - Field, Discipline ou Specialty - e em dois períodos de avaliação: nos últimos cinco anos ou ao longo da carreira. 

O banco de dados da ScholarGPS é atualizado regularmente, e o período de apuração considerado nesta divulgação corresponde ao intervalo de 26 de junho a 4 de julho de 2025.

De acesso livre, a plataforma permite consultar o perfil de outros pesquisadores e também aplicar outros filtros de classificação, como país e expertise

A Universidade de São Paulo tem 199 nomes da lista, sendo 138 na categoria Lifetime e 61 em Prior Five Years. 

Veja a classificação dos docentes da EESC, com diferentes recortes.

 


 


 


 


 

Sobre a ScholarGPS

Desenvolvida pela empresa Meta Analytics LLC, a ScholarGPS é uma plataforma online norte-americana que reúne metadados de mais de 200 milhões de publicações científicas (artigos, livros, capítulos, trabalhos de conferência e patentes) de diversas fontes globais.

O sistema utiliza inteligência artificial, mineração de dados e aprendizado de máquina para gerar perfis detalhados de pesquisadores e seus respectivos rankings acadêmicos. 

A ScholarGPS cobre mais de 30 milhões de estudiosos vinculados a cerca de 120 mil instituições do mundo, o que inclui pesquisadores de universidades, centros de pesquisa, indústrias e órgãos governamentais.