A USP

A Universidade de São Paulo é uma instituição pública e gratuita de ensino, pesquisa e atividades de extensão à comunidade. Geograficamente, suas atividades estão distribuídas em sete campi universitários, localizados na capital do Estado (São Paulo) e em cidades do interior, como é o caso de São Carlos. Sua graduação é formada por 183 cursos, dedicados a todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa, com mais de 58 mil alunos. A pós-graduação é composta por 239 programas, com cerca de 30 mil matriculados.

Também estão localizadas no campus da capital as Pró-Reitorias, que são órgãos executivos responsáveis pelas atividades no âmbito de sua competência.

O Campus de São Carlos

Diferentemente do que muitos pensam, o campus não tem reitor próprio (o reitor é um só para a Universidade toda) ou uma estrutura única de graduação, pós-graduação e pesquisa. O campus universitário funciona como um condomínio, ou seja, abriga as unidades de ensino e pesquisa (que são as faculdades, escolas e institutos, dependendo da forma que foi criada) e também órgãos de apoio e serviços, como é o caso da Prefeitura do Campus.

Cada unidade/órgão tem seu diretor, orçamento, autonomia, estrutura organizacional, cursos, etc. Embora haja essa distribuição, muitas atividades são realizadas em parceria (interunidades), especialmente nas áreas de ensino e pesquisa. As Unidades são constituídas por Departamentos, que são a menor fração da estrutura universitária para os efeitos de organização didático-científica e administrativa.

Assuntos comuns são deliberados pelo Conselho Gestor do Campus.

Os órgãos centrais da Universidade (reitoria, pró-reitorias e superintendências) estão todos localizados no campus da capital, também conhecido como cidade universitária.

Em termos de espaços físicos, as atividades do Campus da USP em São Carlos acontecem em quatro áreas:

Área 1 (região central da cidade) – Concentra a maior parte das atividades
Área 2 (região oeste) – Foi implantada em 2002 em virtude da saturação de espaço físico da Área 1
CDCC – O prédio foi a primeira sede da USP na cidade e, atualmente, abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural
CRHEA – localizado fora do perímetro urbano, a área faz parte do município de Brotas e abriga o Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais da EESC

A Escola de Engenharia de São Carlos

A EESC foi a primeira unidade de ensino e pesquisa do Campus de São Carlos. Suas atividades tiveram início oficialmente no dia 18 de abril de 1953, quando foi proferida a aula inaugural, no prédio que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), no centro da cidade.

Não demorou muito e a sede da Escola ficou pequena. Assim, em 1956, a unidade foi transferida para uma área bem maior, onde se constituiu o campus universitário.

No novo espaço, as atividades da Escola de Engenharia se multiplicaram e, como resultado de um transbordamento, foram criadas outras unidades de ensino.

Atualmente a EESC oferece 10 cursos de graduação,  conta com 11 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) e diversos grupos temáticos, por meio dos quais promove pesquisa inovadora e criativa na busca por soluções sustentáveis para os maiores desafios da engenharia contemporânea.

Veja mais números