O artigo Hybrid Metalens for Miniaturised Ultraviolet Fluorescence Detection publicado pelo professor Emiliano Rezende Martins do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, no ano de 2024, recebeu destaque, ficando entre os 10% mais lidos da revista Advanced Optical Materials.
A publicação foi realizada em conjunto com os pesquisadores Kezheng Li, Augusto Martins, Sanket Bohora, Ashim Dhakal, e Thomas F. Krauss.
Os pesquisadores apresentaram no estudo uma lente eficiente e com bom desempenho, capaz de detectar sinais muito fracos de uma substância chamada triptofano, que brilha sob luz UV. O triptofano é usado como um indicativo de contaminação da água por coliformes fecais. A nova lente conseguiu detectar níveis muito baixos de triptofano — menores que 1 parte por bilhão — que é considerado seguro para o consumo humano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Além disso, a nova lente coletou a luz de forma 3,5 vezes mais eficiente do que lentes comuns usadas em aparelhos modernos de medição, mostrando que essa tecnologia tem grande potencial para novas aplicações em luz ultravioleta, como em análises de qualidade da água.