São Carlos, conhecida por sua vocação científica e tecnológica, também é berço de importantes movimentos ambientalistas. Um deles é a Associação para Proteção Ambiental de São Carlos (APASC), fundada em 1977, uma das pioneiras no Brasil na defesa da natureza.
Para celebrar os 48 anos de atuação da APASC, a Biblioteca da EESC recebe uma exposição que apresenta a trajetória da associação, desde sua criação em um contexto de reorganização dos movimentos sociais até seus projetos atuais em educação ambiental, justiça climática e conservação dos recursos hídricos. Fotografias, documentos e depoimentos revelam iniciativas marcantes, como a Feira da Sucata e da Barganha, os Arrastões Ecológicos e o projeto Horta Eco-Solidária, que unem sustentabilidade e inclusão social.
A exposição também destaca outras iniciativas ambientais da cidade, mostrando como a mobilização coletiva pode gerar impactos positivos, como o aplicativo BoRa Sanca, desenvolvido pela startup são-carlense FUBÁ Educação Ambiental e a Rede de Educação Ambiental de São Carlos (REA-SC), grupo que desde 1996 articula ações e debates em prol da sustentabilidade no município.
A exposição pode ser visitada na Biblioteca da EESC de 2ª a 6ª feira das 8h às 18h até o dia 16/05.
Os interessados em obter mais informações sobre a associação podem entrar em contato pelo e-mail apasc.saocarlos@gmail.com e sobre a REA-SC pelo e-mail flavia@fubaea.com.br.
Mais informação:
Biblioteca da EESC-USP
Telefone/WhatsApp: (16) 3373-9207
E-mail: biblioteca@eesc.usp.br