O professor da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), Marcelo Zaiat, também coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental e vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação da EESC, foi condecorado pela Editora Springer-Nature por seu trabalho no importante periódico científico Brazilian Journal of Chemical Engineering, por seu trabalho como editor associado da publicação.
Zaiat recebeu dois prêmios: o Springer Nature Editorial Contribution Award e o Springer Nature Author Service Award. O primeiro prêmio é dado em reconhecimento à contribuição na rigorosa avaliação das submissões de artigos, bem como a gestão do processo de revisão por pares, o que garante a precisão científica dos artigos publicados. O segundo é dado em reconhecimento ao serviço na melhoria da experiência dos autores e na garantia de que o processo de revisão por pares seja eficiente, construtivo e justo.
![]() |
“Essas premiações representam o reconhecimento da importância da aplicação rigorosa do método científico em todas as suas etapas. No caso específico, evidenciam a seriedade e o compromisso dos periódicos e de seus avaliadores com uma avaliação criteriosa e ética dos artigos científicos. Além disso, refletem o respeito dedicado aos manuscritos produzidos por pesquisadoras e pesquisadores, valorizando o esforço e a dedicação empregados no árduo processo de construção do conhecimento”, destaca Zaiat. |
O docente também destaca a premiação de docentes como algo recorrente na EESC, por toda a qualidade no ensino e na produção de conhecimento. “As premiações frequentes recebidas por docentes da EESC reforçam a excelência da unidade no cenário nacional e internacional da Engenharia, bem como nas ciências básicas e aplicadas. Esses reconhecimentos evidenciam o alto nível de competência, dedicação e impacto do corpo docente, fortalecendo a reputação da EESC como referência em ensino, pesquisa e extensão dentro da USP e além de seus limites”, ressalta Zaiat.
![]() |
![]() |