Demanda da compra com o Identificador da Futura Contratação

Em continuidade às melhorias e adequações sistêmicas em andamento, informamos que, devido às alterações ocorrentes nos PCAs já consolidados, a demanda de compra não contemplará mais a lista dos DFDs carregados do sistema Compras Gov e passará a listar o Identificador da Futura Contratação (ID da futura contratação) sempre atualizado via API com o sistema Federal. Assim, os DFDs serão identificados manualmente.

A data da implantação é 24/06/2025 (terça-feira).

Confira o passo a passo para criar uma demanda de compra utilizando o ID da Futura Contratação:

Selecione o ID da Futura Contratação que está vinculado ao seu DFD:

Na aba ITENS, selecione o item do PCA correspondente ao ID da futura contratação desejada. No exemplo abaixo, os itens selecionados são uma mesa digitalizadora e um microcomputador do mesmo ID. 

Na aba DFD, é necessário incluir os números dos Documentos de Formalização da Demanda (DFD) do PCA:

Ao incluir o item, a aba PCA será automaticamente carregada com as informações correspondentes, como o item do PCA, grupo, material, item, ID no PNCP e o ID da futura contratação:

O sistema gerará o documento da demanda com o nº Id da Contratação e nº dos DFDs:

AÇÕES DAS UNIDADES
 
As unidades devem, por meio de seus canais de comunicação internos, informar aos demandantes qual o número do  Identificador da Futura Contratação (Id) correspondente ao seu DFD.

No sistema ComprasGov (sistema PGC), é possível visualizar essa informação por meio do download do PCA (Plano de Contratações Anual). Para isso, acesse o sistema e baixe o PCA no formato CSV, onde constarão os DFDs e seus respectivos IDs de futuras contratações.

Observação:
Essa ação de download e análise do PCA é possível somente pela equipe de planejamento, que possui o acesso e conhecimento necessários para realizar essa operação.

 
Departamento de Administração
Coordenadoria de Administração Geral