
Os alunos do terceiro semestre do curso de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP apresentaram, no último dia 26, no Anfiteatro Jorge Caron, o resultado do projeto desenvolvido para o Serviço de Manutenção da Santa Casa, como parte da disciplina SEP 500 – Organização: conceitos, metodologias e modelagem, sob responsabilidade do professor Fábio Müller Guerrini. A disciplina é desenvolvida no âmbito da curricularização da extensão.
A atividade foi acompanhada por representantes da Santa Casa: Fernando Passeri, coordenador do serviço de manutenção, Daniel de Mello Sousa, gerente operacional, e Maria Gisellly Alves Ribeiro, auxiliar administrativo.
O projeto surgiu após o contato dos professores Marcel Andreotti Musetti e Fábio Müller Guerrini com a direção da instituição para prospectar oportunidades de colaboração.
O desenvolvimento do projeto teve três etapas importantes. Inicialmente, Fernando Passeri e Maria Gisellly Alves Ribeiro apresentaram a situação atual da dinâmica do serviço de manutenção. Em seguida, os alunos da disciplina fizeram um diagnóstico e, por fim, propuseram ações de melhoria utilizando a Metodologia de Sistemas Soft (SSM).

O foco do projeto é integrar o Serviço de Manutenção da Santa Casa de ponta a ponta para aumentar o nível de atendimento. A intenção é externalizar o conhecimento tácito do Serviço, tendo como usuário o próprio serviço de manutenção.
A modelagem organizacional foi desenvolvida nesse contexto com o método For Enterprise Modeling (4EM), identificando-se objetivos organizacionais, regras de negócio, processos de negócio, atores e recursos para capturar os requisitos organizacionais para o desenvolvimento de um sistema de informação.
Na perspectiva da disciplina, o projeto representou um elemento essencial para os alunos desenvolverem uma proposta de melhoria para uma instituição complexa, como a Santa Casa, que possui cerca de 1.300 funcionários, na qual o Serviço de Manutenção atende cerca de 700 chamados por mês.
Na avaliação dos profissionais da Santa Casa, o projeto cumpriu a proposta inicial, com um nível de detalhamento que permite especificar adequadamente os objetivos e requisitos de um sistema de informação que atenda às suas necessidades.
Para além do resultado obtido pelo projeto, abre-se a possibilidade de desenvolvimento de novas ações de interesse daquela Instituição, que possam colaborar para a formação dos alunos do curso de Engenharia de Produção.