
O Time Enactus USP São Carlos, formado por alunos de todas as unidades do Campus USP de São Carlos, conquistou o segundo lugar geral no Evento Nacional Enactus Brasil – ENEB 2025. Durante a competição, que aconteceu na Universidade Federal do Pará (UFPA), entre 23 e 25 de julho, os times de estudantes fizeram apresentações dos resultados obtidos por seus projetos ao solucionar problemas reais, utilizando princípios de negócios e inovação para beneficiar pessoas e meio ambiente, tudo alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
O vice-campeonato reconhece a equipe da USP São Carlos como a segunda mais impactante do último ano, através da liderança empreendedora, levando soluções inovadoras que causam impacto positivo a comunidades carentes. Os projetos atuais da equipe são:
– Domus: O Domus tem como objetivo melhorar as condições de moradia em Assentamentos e Acampamentos na região de São Carlos. O projeto transforma embalagens cartonadas (como caixas de leite e suco) em placas térmicas e impermeabilizantes que ajudam a regular a temperatura das casas e protegem contra animais invasores, como escorpiões. Dezenas de famílias já foram beneficiadas no Acampamento Campão das Antas, e o projeto atualmente está em fase de expansão para outras comunidades da região.
– Mirus: Focado na construção de um laboratório de produtos recicláveis, o Mirus atua na cooperativa Acácia, em Araraquara, cooperativa responsável por 96% da coleta de materiais da cidade. O projeto busca reaproveitar embalagens que geralmente não têm valor de mercado, transformando-as em produtos com valor agregado, ao mesmo tempo em que promove educação ambiental e fortalece a renda dos cooperados da Acácia.
– Iguatu: Inspirado na palavra tupi para “água boa”, o Iguatu trabalha soluções para o acesso à água de qualidade no Assentamento Capão das Antas. Inicialmente, o projeto construiu um sistema que utiliza fossas sépticas biodigestoras, que tratam os efluentes e, de maneira acessível, produzem fertilizante orgânico. Atualmente, o projeto está desenvolvendo uma solução de aquecimento de água inovadora de baixo custo, sem utilizar energia elétrica, para levar água quente acessível aos chuveiros da comunidade.
A equipe também ganhou um Prêmio ODS, promovido pela Enactus Brasil em parceria com o Instituto Orizon Social, que reconhece projetos com maior impacto sobre determinados objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU. O Prêmio ODS 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis, foi concedido ao time pelo projeto Domus.

Além disso, o Time Enactus USP São Carlos também alcançou o segundo lugar no Edital Locomotiva, feito por meio de uma parceria entre a Enactus Brasil e a Associação Locomotiva. Esse edital premia times que mais conseguiram cadastros de doadores da nota fiscal paulista para associação locomotiva.
“Para nós, foi uma grande honra sermos premiados como o segundo time a melhor cumprir o critério Enactus e impactar vidas dentre os centenas de times da rede presentes no país. Ele é um reconhecimento merecido de toda a dedicação do nosso time ao longo desse último ciclo e de todo pessoal que veio antes, para levar nossos projetos cada vez mais longe e principalmente, impactar mais vidas em nossas comunidades, no Acampamento Capão das Antas, na Cooperativa Acácia e em tantas outras. É muito bom trabalhar num grupo de pessoas tão engajadas, especiais, amigáveis, e muito gratificante ver o impacto que os projetos causam. Esse prêmio alimenta ainda mais o ânimo da equipe para buscar ainda mais nesse ciclo que se inicia. Além de todo trabalho duro do time, gostaria de deixar um agradecimento especial ao professor Evaldo, que vem nos acompanhando ao longo de mais 10 anos de história e à USP, que proveu recursos e apoio para tornar a participação no evento possível”, relata o aluno Antônio Carlos de Almeida Micheli Neto, um dos coordenadores do time.
Sobre a Enactus
A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que conecta estudantes universitários, professores e líderes empresariais com o objetivo de transformar comunidades por meio do empreendedorismo social sustentável. O time Enactus USP São Carlos, fundado em 2013, é uma das equipes de grande destaque na rede, inspirando jovens de diversos cursos a desenvolver projetos de impacto em comunidades da cidade de São Carlos.
