Equipe da EESC-USP vence Fórmula SAE Brasil 2025 na categoria Combustão

Gestão do E22 da equipe EESC-USP Formula SAE

A EESC-USP Formula SAE, equipe da Escola de Engenharia de São Carlos, venceu a 21ª Competição Nacional de Fórmula SAE Brasil na categoria Combustão, garantindo uma vaga para representar o Brasil na etapa mundial, que acontecerá em Michigan, nos Estados Unidos.

Nesta edição, que aconteceu entre os dias 30 de julho a 3 de agosto, no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), foram 45 equipes inscritas na categoria combustão e 22 na categoria elétrica.

Além do prêmio geral, a equipe ficou em primeiro lugar em cinco categorias: Design, Apresentação, Skid pad, Enduro e Eficiência, além de um 2º lugar na prova de Custos. Os veículos das equipes têm seus projetos avaliados por um comitê organizador e passam por testes estáticos e dinâmicos para avaliar seu desempenho na pista.

Thainá Brito, diretora-geral da EESC-USP Formula SAE, comemorou a conquista: “Nossa equipe é muito antiga e reconhecida, e temos muitos ex-membros muito bons, que também quiseram muito esse feito. Quando ganhamos, conseguimos realizar um sonho, não só o da equipe atual, mas também de todos aqueles que passaram por aqui.”, afirmou. Ela ainda evidenciou a importância desse tipo de atividade na formação complementar dos estudantes de graduação e o apoio institucional da EESC. “Este é um momento de agradecimento aos nossos colegas de equipe, aos familiares e amigos, aos docentes e técnicos, e sobretudo à direção da Escola, pelo financiamento e suporte neste período. Toda essa confiança trouxe o resultado”, completou.

Da esquerda para a direita: Mateus Dias Zanelli; professor Fernando Martini Catalano, diretor da EESC; Thainá Laura de Brito Graça e Mateus Policeno Borges.

Os representantes da EESC-USP Formula SAE foram recebidos pelo diretor da EESC, professor Fernando Martini Catalano, que saudou todos pela conquista e destacou “a satisfação da Unidade em ter grupos desse nível, externando o potencial acadêmico dos alunos e futuros engenheiros”.

Atualmente a equipe é composta por 63 membros dos diversos cursos da Escola de Engenharia de São Carlos e também de outros institutos dos campus:  Física (IFSC), Matemática e Computação (ICMC), Química (IQSC) e Arquitetura (IAU).

Mateus Zanelli, coordenador estrutural da EESC-USP Formula SAE, falou sobre a oportunidade de mergulhar em uma aplicação prática dos estudos de engenharia, desenvolvendo desde o projeto até a montagem e o teste do veículo.

“É uma oportunidade que você tem de fazer todo o ciclo de um projeto”, explicou. “Você faz as contas, manufatura e testa o projeto. E você tem a oportunidade de melhorar no próximo ano. Então, é uma oportunidade que, como engenheiro, é única.”


Sobre a Fórmula SAE Brasil

Fundada em 2003, A EESC-USP Formula SAE é formada por estudantes do Campus de São Carlos com objetivo de participar das competições de Formula SAE. Todo o protótipo é concebido pelos membros da equipe, desde seu projeto até a manufatura e montagem, contando com apoio de empresas parceiras para melhor desenvolvimento e realização do projeto.

Durante a competição, os veículos das equipes têm seus projetos avaliados por um comitê organizador e passam por testes estáticos e dinâmicos para avaliar seu desempenho na pista.

Para saber mais, acesse: formula.eesc.usp.br/