Para a comemoração dos 50 anos do PHI-Unesco (Programa Hidrológico Intergovernamental), está em preparação o lançamento internacional do livro Water Security in a Changing World: Scientific Frontiers and Applications. A obra será publicada pela Cambridge University Press em meados de 2026.

Em reunião oficial com o chefe da Unesco-PHI, o professor Eduardo Mario Mendiondo, docente do Departamento de Hidráulica e Saneamento (SHS) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), líder do Eixo Temático Segurança Hídrica e Gestão Adaptativa do Cepid Climares Fapesp (Centro de Pesquisa em Resiliência a Crises Climáticas e Desastres), e atual diretor do Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) da EESC-USP, foi encarregado de organizar e liderar capítulos interdisciplinares e cooperativos das quatro partes do novo livro PHI-Unesco 50 anos, sendo:
Parte 1: “Hydrological Understanding in the Anthropocene / Hydrological Change in the Anthropocene”
Capítulo: “Water Quality and Ecohydrology”
Parte 2: “Water Management Challenges / Water Security Solutions – Managing Risk, Resilience, and Innovation”
Capítulo: “Water for Human Settlements: Sustainable Urban Water”
Parte 3: “The Role of Social Sciences in Hydrology / Inclusive Water Governance, Equity and Knowledge Systems”
Capítulos: “Socio-Hydrology: The Science of Water and People”, “Water Education Across Scales”, e “Water-Energy-Food-Ecosystem Nexus”
Parte 4: “Hydrological Futures-Innovation, Intelligence, and Global Resilience / Future Perspectives for Hydrological Research and Global Water Management”
Capítulos: “Artificial Intelligence and Decision Support System”, “Open Science Ecosystem” e “Financing Innovation: Crowdfunding and Distributed Investment”
Seguindo orientações de boas práticas científicas, inclusivas, transdisciplinares e colaborativas da Fapesp, da Unesco e do CRHEA da EESC-USP, e após o sucesso do USP Academy Climares 2025, o professor Mendiondo abre convite amplo aos membros de toda a comunidade acadêmica da USP a se engajarem na celebração dos 50 anos do PHI-Unesco.
Como participar do livro PHI-Unesco e do novo Cepid Fapesp?
Interessados da comunidade da USP podem enviar, até 25/09/2025, a “Expressão de Interesse de Novo Coautor de Capítulos Unesco-PHI 50 anos”, exclusivamente via e-mail para: emm@sc.usp.br e crhea@eesc.usp.br, indicando no “Assunto” (“Subject”) do E-mail: “Expressão de Interesse para Capítulo Unesco-PHI 50 anos”. No corpo do e-mail, o(a) interessado(a) deverá preencher de forma livre porém obrigatória todos seguintes campos listados a seguir:
1. Nome Completo;
2. Número USP;
3. Função na USP (Aluno de Graduação USP, Aluno de Pós-graduação USP, Servidor Docente ou Não Docente, Pesquisador Colaborador e/ou Pós-doc);
4. Relação Funcional (para Aluno de Graduação indicar “Curso”; para Aluno de Pós-graduação informar “Nome Completo e Sigla do PPG”; para Servidor Docente, Não Docente, Pósdoc ou Pesquisador colaborador indicar “Departamento e Unidade da USP”);
5. Nome(s) de capítulo(s) de interesse de atuar como coautor(a), selecionados da lista anterior (não há restrição de número de capítulos a selecionar);
6. Manifestação de compromisso: texto livre manifestando aceitar dedicar de forma voluntária sua participação na escrita, revisão e acompanhamentos de capítulos Unesco-PHI 50 anos, incluindo a participação em reuniões com outros coautores nacionais e internacionais de capítulos, atendendo regras, agendas e metas estabelecidas pela Coordenação de Unesco-PHI e da editora Cambridge University Press. Observação: tanto o texto escrito como as reuniões preparatórias são realizadas em idioma inglês.
7. Manifestação de atuação: um relato de 10 a 20 linhas, no corpo do próprio e-mail, de formato livre, explicando a motivação, a metodologia e os produtividade oferecida (resultados, processos, dados, referências) para o(s) capítulo(s) selecionado(s) (ver LISTA);
8. Outros (opcional): interessados em participar oficialmente como pesquisadores do Cepid Climares Fapesp deverão mencionar destacar INTERESSE no Cepid Climares Fapesp (este item) e enviar súmula curricular Fapesp (novo padrão) atualizada, anexada no mesmo e-mail de “Expressão de Interesse”.
Como será a participação dos selecionados?
Importante: o envio da Expressão de Interesse por e-mail não configura seleção e participação automática nas coautorias desejadas.
A apreciação das Expressões de Interesse será através de ordem de chegada e a seleção final dos nomes de novos coautores atenderá aos objetivos conjuntos da Unesco-PHI, Cepid Climares e CRHEA. A pessoa selecionada para co-autorar o livro Unesco-PHI 50 anos será notificada por e-mail individual até 30/09/2025.
Caso essa pessoa expresse interesse e cumpra requisitos de elegibilidade para o Cepid Climares Fapesp (item 8), e seja também selecionada para participar do Cepid Climares Fapesp, ela receberá o convite no mesmo e-mail. A primeira reunião de trabalho com coautores selecionados para capítulos do livro Unesco-PHI 50 anos será marcada para o mês de outubro de 2025, em data e hora a ser combinada com as equipes.
O Unesco-PHI, Cepid Climares Fapesp e o CRHEA encorajam a toda a comunidade USP, independente de sua formação, função ou relação funcional e unidade a participar da celebração de 50 anos do Unesco-PHI e, se elegível, também para participar do novo Cepid Climares Fapesp.
Sobre os 50 anos do Programa Hidrológico Intergovernamental da Unesco

O Programa Hidrológico Intergovernamental (PHI-Unesco) é o programa cooperativo científico internacional criado em 1975 coordenado pela Unesco. O PHI-Unesco promove pesquisa, educação, extensão, inclusão e cultura e extensão a partir de uma comunidade aberta, diversa e transformadora para a gestão de recursos hídricos. Atualmente, a Fase IX (2022-2029) do PHI-Unesco promove a segurança hídrica através da transdisciplinaridade com cinco prioridades, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS-ONU):
1) Pesquisa e Inovação Científica
2) Educação dos Recursos Hídricos incluindo a Sustentabilidade
3) Diminuição das assimetrias entre dados e conhecimentos
4) Gestão Integrada de Recursos Hídricos sob Condições de Mudanças Globais
5) Governança Hídrica baseada na ciência da mitigação, adaptação e resiliência.
Observações
Este convite amplo, por um lado, é parte da iniciativa SOPHIE (Sustainable Observatory for Planetary Health) apoiada pelo Cepid Climares Fapesp e CRHEA EESC-USP, alinhada com redes globais da Década Científica Internacional IAHS/HELPING 2023-2032, via promoção e inclusão de novas comunidades e soluções locais pelo IAHS/Digital Water Globe e pela Unesco Open Hydrology. Por outro lado, este convite faz parte de ações locais de: 1) diretrizes futuras de inovação do CRHEA, 2) conclusões e recomendações do USP Academy Climares 2025, 4) articulação com grupos interdisciplinares da USP, como o Centro de Estudos e Pesquisas para Desastres (Ceped), e Grupo de Saúde Planetária, e 5) os atuais projetos de internacionalização sobre sustentabilidade e ação climática do CRHEA EESC-USP.