A edição de julho de 2025 da revista Recent Progress in Materials, internacional e relevante periódico científico na área da Engenharia, trouxe com destaque, inclusive na capa, um trabalho produzido dentro da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Intitulado Development of Parametric Voronoi-Based Scaffolds for Trabecular Bone Tissue Replacement Using Additive Manufacturing, o artigo trata da modelagem de uma estrutura 3D para enxerto de osso usando programação em um sistema similar ao CAD, e da impressão 3D do dito modelo.
O primeiro autor do destacado artigo é Gabriel de Souza Vieira Bié, formado em Engenharia de Materiais e Manufatura na EESC. O estudo foi feito como Trabalho de Conclusão de Curso em 2017, mas com relevância e bem atual, ganhou espaço na publicação científica.
“A engenharia de tecidos é uma técnica para regenerar tecidos vivos usando porções do tecido do paciente, que são dissociadas em células e cultivadas em suportes biológicos ou sintéticos antes de serem transferidas para o paciente. No estudo, busquei desenvolver modelos de implantes para substituição de tecido ósseo trabecular, com requisitos como porosidade e poros interconectados”, descreve Bié.
Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizado o programa Grasshopper, que facilita a criação de estruturas facilmente modificáveis por parâmetros. “O modelo desenvolvido envolveu a aplicação do diagrama 2D de Voronoi em dois planos perpendiculares para gerar estruturas extrudadas ao longo de um vetor perpendicular ao plano do respectivo diagrama. Esta abordagem criou uma estrutura de poros baseada em Voronoi interconectada em duas direções. Tudo isso permitiu a produção de protótipos que atendessem aos requisitos de interconexão da estrutura dos poros e cálculo da porosidade, propriedades essenciais para um arcabouço destinado a substituir o tecido ósseo trabecular, com uma geometria bem próxima do modelo original”, destaca Bié.

Para o engenheiro formado na EESC, mesmo passados alguns anos da realização do estudo, vê-lo destacado é motivo de grande orgulho. “Poder ter o trabalho reconhecido e destacado numa revista prestigiada nos dá imensa satisfação. É com muita felicidade que percebemos como o conhecimento gerado e disseminado na universidade também chama atenção de veículos importantes como este”, diz o autor.
O estudo publicado na revista pode ser visto na íntegra neste link.
Outros três artigos, resultantes dos trabalhos de conclusão de curso de alunos do curso de graduação em Engenharia de Materiais e Manufatura, também foram aceitos para publicação em periódicos relevantes. Confira os trabalhos:
Título: Mechanical and Tribological Characterization of Polyamide 66/Graphite Nanocomposites. Acesse o artigo aqui.
Aluna: Tamiris de Paula Anjolleto
Journal: Results in Surfaces and Interfaces, 2025.
Título: Microwave-assisted synthesis of Poly(glycerol sebacate): Temperature-Controlled Approaches for Enhanced Properties. Acesse o artigo aqui.
Aluna: Mirella Akemi Yamada Iglesias
Journal: Polymer, 2025.
Título: Degradation Study of Extended-Shelf-Life Pasteurized Milk Packaging Under Different Aging Conditions. Acesse o resumo do artigo aqui.
Aluno: Carlos Alberto Pinheiro Pena
Journal: Frontiers in Food Science and Technology, section Food Packaging and Preservation, 2025.