USP é a melhor universidade brasileira no ranking QS Latin America

A USP é a melhor universidade brasileira, segundo o QS Latin America & The Caribbean Ranking publicado no dia 1º de outubro, pela organização britânica Quacquarelli Symonds (QS). Essa 15ª edição do ranking avaliou e classificou 492 instituições de 26 países da América Latina e Caribe. A Pontifícia Universidade Católica do Chile lidera a lista.

A USP obteve a média de 99 pontos, de um total de 100 pontos, e ficou na liderança em quatro dos oito indicadores avaliados: reputação acadêmica, rede internacional de pesquisa, publicações por docente e impacto na internet.

“A USP continua líder na maioria dos indicadores. É importante lembrar que os dados fornecidos se referem a 2023, ou seja, ainda não refletem o desempenho real da Universidade em alguns indicadores. Destaca-se o indicador que mede a proporção de alunos por professor, que ainda não contabiliza as contratações recentes realizadas pela Universidade. Mesmo assim, a USP mais uma vez é a instituição brasileira com a melhor colocação, o que reafirma a liderança nos quesitos avaliados”,
explica a coordenadora do Escritório de Gestão de Indicadores de
Desempenho Acadêmico (Egida), Fátima Nunes.
 
Fátima Nunes – Foto: Lattes

O Brasil domina o escalão superior do ranking.  Além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou na 3ª colocação; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 5ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 6ª. Do total de 130 universidades brasileiras classificadas, 26 estão entre as 100 melhores da região.

Para o vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter, “as universidades brasileiras dominam o QS World University Rankings 2026: América Latina e Caribe, com várias instituições consistentemente classificadas entre as melhores. Seu desempenho excepcional em impacto e produtividade em pesquisa destaca a força acadêmica do Brasil e reforça seu papel como força motriz na definição do futuro do ensino superior em toda a região”.

QS Latin America & The Caribbean Ranking
Classificação Instituição País
Pontifícia Universidade Católica do Chile (UC Chile) Chile
Universidade de São Paulo (USP) Brasil
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Brasil
Tecnológico de Monterrey México
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Brasil
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Brasil
Universidade do Chile Chile
Universidade de Los Andes Colômbia
Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) México
10º Universidade de Buenos Aires (UBA) Argentina

Destaque Internacional

A USP também conquistou posições de destaque em outros rankings divulgados pela QS neste ano. No ranking mundial, a USP é a melhor instituição brasileira, classificada na 108ª posição.

No QS World University Rankings by Subject, a Universidade se destacou em nove áreas, sendo classificada entre as 50 melhores: Engenharia do Petróleo (9ª posição); Odontologia (13ª); História da Arte (21-50ª), Antropologia (25ª); Engenharia de Minas (33ª); Esportes (39ª); Arqueologia (43ª); Enfermagem (47ª); e Política e Estudos Internacionais (50ª).

Em 30 áreas específicas a USP ficou entre a 51ª e a 100ª posição; em oito áreas, entre as 150 melhores; e, em duas áreas, entre as 250 melhores.

As áreas específicas são agrupadas em cinco grandes áreas e a USP está entre as 100 melhores na classificação geral de todas as cinco: Ciência Social e Administração (43ª), Artes e Humanidades (50ª), Ciências da Vida e Medicina (47), Ciências Naturais (70ª) e Engenharia e Tecnologia (67ª).

Mais informações sobre este ranking podem ser obtidas no site do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

Texto: Erika Yamamoto. Arte: Moisés Dorado | Jornal da USP