A USP é a melhor universidade brasileira, segundo o QS Latin America & The Caribbean Ranking publicado no dia 1º de outubro, pela organização britânica Quacquarelli Symonds (QS). Essa 15ª edição do ranking avaliou e classificou 492 instituições de 26 países da América Latina e Caribe. A Pontifícia Universidade Católica do Chile lidera a lista.
A USP obteve a média de 99 pontos, de um total de 100 pontos, e ficou na liderança em quatro dos oito indicadores avaliados: reputação acadêmica, rede internacional de pesquisa, publicações por docente e impacto na internet.
“A USP continua líder na maioria dos indicadores. É importante lembrar que os dados fornecidos se referem a 2023, ou seja, ainda não refletem o desempenho real da Universidade em alguns indicadores. Destaca-se o indicador que mede a proporção de alunos por professor, que ainda não contabiliza as contratações recentes realizadas pela Universidade. Mesmo assim, a USP mais uma vez é a instituição brasileira com a melhor colocação, o que reafirma a liderança nos quesitos avaliados”, explica a coordenadora do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida), Fátima Nunes. |
![]() |