A Biblioteca da EESC-USP recebe, de 10 a 28 de novembro, três exposições para celebrar o Mês da Consciência Negra.
A exposição Consciência Negra: Olhares em Cor e Alma é realizada em parceria com o Ateliê Nova Arte. A mostra reúne obras de diferentes artistas e estudantes, propondo um olhar sensível sobre a cultura afro-brasileira, as identidades negras e a diversidade racial por meio da arte.
Monica Ruggiero também participa com a exposição Entre Cicatrizes e Luzes. A artista apresenta dez pinturas em técnicas de acrílica, óleo sobre tela e mistas, revelando rostos e corpos marcados pela dor, pela fé e pela beleza que resistem ao tempo.
Realismo em Preto e Branco, de Wander Sa, será apresentada em formato virtual, reunindo desenhos em grafite que destacam a força e a expressividade do olhar humano em contraste com a ausência de cor.
André Firmiano, conhecido por seu trabalho como pintor, educador e artista visual, apresenta uma coletânea digital de obras de pinturas muralistas, intervenções urbanas, pinturas em formatos tradicionais, colagens, experimentações sobre papel e outras mídias.
Mais do que uma celebração, a exposição convida o público a refletir sobre o significado da Consciência Negra como um movimento contínuo de reconhecimento, valorização e escuta das vozes que compõem nossa sociedade. As obras expostas exploram cores, símbolos e sentimentos que dialogam com a ancestralidade, a resistência e a beleza da negritude, evidenciando a arte como um poderoso instrumento de diálogo, empatia e transformação social.
Mais informações:
Período de visitação: 10 a 28 de novembro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21h30 WhatsApp/Telefone: (16) 3373-9207
E-mail: biblioteca@eesc.usp.br
