No dia 19 de novembro, das 14 às 17 horas, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP receberá a palestra “Vieses inconscientes e marcadores sociais“, ministrada por André Luiz Martins Kastein Filho, mestre em Educação pela UFSCar e docente na área de Desenvolvimento Social do SENAC São Carlos. O evento ocorrerá na Sala Multiuso 2 da Biblioteca da EESC.
Na véspera do Dia da Consciência Negra, a palestra propõe uma reflexão profunda sobre como nossas percepções, muitas vezes automáticas e invisíveis, influenciam atitudes, decisões e relações no cotidiano. A partir de exemplo práticos e discussões interativas, serão explorados os vieses inconscientes e os marcadores sociais da diferença – como raça, gênero, classe, sexualidade, território e suas interseccionalidades -, analisando seus impactos na promoção da inclusão, diversidade e equidade nos espaços educacionais, profissionais e comunitários.
A atividade convida o público a reconhecer e questionar seus próprios referenciais, favorecendo a identificação e desconstrução de preconceitos e estereótipos que reforçam desigualdades históricas. Trata-se de um momento de aprendizado e sensibilização voltado à construção de uma cultura mais empática, plural e comprometida com os direitos humanos.
A palestra é aberta para qualquer pessoa interessada no tema e as inscrições podem ser realizadas neste site: Vieses inconscientes e marcadores sociais
Haverá a emissão de certificado para os participantes.
Mais informações:
Serviço de Biblioteca da EESC
Telefone/WhatsApp: (16) 3373-9207
E-mail: biblioteca@eesc.usp.br
