Egressa da Engenharia Ambiental da EESC é destaque em premiação internacional no Qatar

Natália Furlan, egressa do curso de Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), liderou a equipe vencedora do GPCA Responsible Care Award – Best Contractor 2025, um dos prêmios mais importantes do setor petroquímico e químico no Oriente Médio. A cerimônia ocorreu em outubro de 2025.

A premiação, concedida pela Gulf Petrochemicals and Chemicals Association, destacou organizações e equipes que alcançaram excelência em segurança, sustentabilidade, desempenho operacional e liderança, pilares fundamentais da iniciativa Responsible Care. Atuando como líder do projeto na empresa TALKE, no Qatar, a egressa celebrou o reconhecimento como resultado de um esforço coletivo marcado por profissionalismo, inovação e forte compromisso com práticas corporativas responsáveis. Segundo ela, ver a equipe alcançar este nível de excelência é motivo de enorme orgulho e emoção.

Natália ocupa o cargo de Gerente Sênior de HSSEQ & ESG na TALKE, uma multinacional alemã. Sua função engloba a liderança estratégica e operacional de todas as áreas de Saúde, Segurança do Trabalho, Segurança Patrimonial, Meio Ambiente, Qualidade e ESG/Sustentabilidade dentro do Complexo Industrial Petroquímico QAPCO (Qatar Petrochemical Company), uma Joint Venture entre a Qatar Energies e a Total Energies.

A profissional é responsável por coordenar uma equipe multidisciplinar e multicultural composta por mais de 500 profissionais de 29 nacionalidades, com a missão de promover e implementar padrões de classe mundial de performance. O desafio principal envolve navegar pelas exigências do complexo cenário regulatório do Qatar, da região do Golfo e do Oriente Médio, mantendo o reporte estratégico à matriz na Alemanha.

“Esta função representa um grande desafio profissional e pessoal em um ambiente altamente complexo e regulado, que demanda a construção de pontes entre diferentes culturas e alinhamento de padrões globais a práticas locais. Ser reconhecida em um fórum internacional foi um momento bastante emocionante para mim, em meio a tantos projetos maravilhosos. Ver o trabalho que estamos desenvolvendo materializado em um prêmio é a certeza de que estamos fazendo o certo e trabalhando com responsabilidade. Nossa missão é deixar um legado de sustentabilidade e segurança para o mundo. Este reconhecimento global mostra que o esforço e a paixão, aliados à formação que recebemos na EESC, podem (e devem) moldar o futuro da indústria mundial”, destaca Natália.