A palestra Serious Games como ferramentas de apoio aos processos de planeamento de transportes foi apresentada durante o 39º Congresso de Pesquisa e Ensino e Transportes da ANPET (Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes), como parte do painel de Ensino mediado pelo professor Antônio Nélson Rodrigues da Silva, vice-diretor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, e pela professora Christine Tessele Nodari, docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A palestra foi proferida pelo engenheiro civil Micael Sousa, especialista em jogos aplicados ao planejamento territorial e doutor pela Universidade de Coimbra e Universidade do Porto (Portugal). Na apresentação, o pesquisador abordou a utilização de jogos como ferramentas de apoio aos processos de planejamento e tomada de decisão aplicados a projetos de urbanismo e transportes.
Sousa explica que os jogos podem ser úteis para a visualização de consequências de ações, promovendo o aprendizado a partir de acertos e erros em simulações de cenários. No entanto, a simplificação necessária para o seu desenvolvimento pode, muitas vezes, tornar os resultados inadequados à realidade. Por isso, a criação de jogos aplicados a situações reais é um desafio para os desenvolvedores.
Em um dos estudos de caso apresentados, foi possível compreender os fluxos de transporte e sua interação com escolas locais em Portugal, viabilizando a concepção de soluções para o deslocamento até as escolas.
A palestra na íntegra está disponível no Canal do YouTube da Biblioteca da EESC:
