Informações Gerais
Definição de Professor Visitante Internacional: Docente vinculado à instituição de ensino superior estrangeira, não necessariamente de nacionalidade estrangeira.
Os docentes USP poderão fazer convites para outros docentes internacionais, vinculados a instituições estrangeiras, a realizar diversas atividades na EESC, dentre elas:

• Eventos – Congresso
  • Eventos – Seminário
  • Eventos – Simpósio
  • Eventos – Encontro
  • Eventos – Oficina
  • Eventos – Outro
  • Participação em banca examinadora / Comissão julgadora
  • Ministrar aulas em cursos de graduação . Ministrar aulas em cursos de pós-graduação
  • Ministrar aulas em cursos de Cultura e Extensão
  • Pesquisa
  • Visita técnica / laboratórios
  • Professor leitor
  • Obtenção de título universitário – Doutorado
  • Obtenção de título universitário – Pós-Doutorado
  • Participação em cerimônia de Premiação
  • Prestação de serviços à comunidade

Dependendo do prazo e do país de origem e dos acordos realizados pelo Brasil, os docentes deverão providenciar um visto de pesquisador (VITEM I), em geral acima de 90 dias no Brasil.

Fluxograma para receber professor visitante internacional
1. Professor Visitante encaminha a documentação solicitada ao Professor Anfitrião na EESC;
2. Professor Anfitrião submete a documentação ao Conselho do Departamento;
3. Conselho do Departamento aprova a solicitação
4. Carta de aceitação é enviada ao exterior, para o professor emitir o visto, se necessário.
5. CCInt-EESC gera número USP para o docente e solicita Cartão USP.

Documentos Necessários
Informações para o docente
Documentos que o Docente USP deve submeter ao Conselho do Departamento (entregar diretamente na Secretaria do Departamento):
1. Ficha de Inscrição para Professor Visitante Internacional (anexo)
2. CV do Professor Visitante Internacional: neste documento deve conter necessariamente o Endereço para envio da Carta de Aceitação da EESC-USP.
3. Plano de Atividades do Professor Visitante Internacional: uma breve descrição das atividades a serem desenvolvidas na EESC, contendo data de início e fim.
4. Carta Convite redigida pelo Docente USP endereçada ao Conselho do Departamento: carta redigida pelo Docente USP, convidando o Professor Visitante Internacional a realizar atividades no Departamento ao qual está vinculado, incluindo as informações que o Docente USP achar pertinentes.
5. Cópia do Passaporte do Professor Visitante Internacional;
6. Foto 3×4 em formato JPG do Professor Visitante Internacional : enviar diretamente para o email ccint@eesc.usp.br , para podermos requisitar o Cartão USP.
7. Outros documentos relevantes: termo de outorga de bolsa se o Professor Visitante Internacional for receber, cartas de apoio, etc.

Obs: Com a Carta de Aceitação da EESC, o Professor Visitante Internacional deverá se dirigir à Embaixada do Brasil / Consulado no seu país de origem e solicitar o Visto VITEM 1 (pesquisador).

Informações para a Secretaria do Departamento
Após o Docente USP encaminhar toda a documentação pertinente proceder da seguinte forma:
1. Submeter a Documentação ao Conselho do Departamento (pode ter aprovação ad referendum);
2. Emitir um ofício ou a informação que o Docente foi aprovado pelo Conselho do Departamento;
3. Após a Aprovação do Conselho, encaminhar para o exterior a Carta de Aceitação em modelo a ser disponibilizado pela CCINT-EESC (solicitado pelo e-mail ccint@eesc.usp.br), no endereço indicado no CV do Professor Visitante Internacional;
4. Fazer uma Cópia da Carta de Aceitação já assinada pelo Chefe do Departamento e juntar toda a documentação e encaminhar por malote para a CCINT-EESC.

Com toda a documentação a CCINT-EESC irá providenciar a abertura de processo físico USP e solicitar o Cartão USP.

ARQUIVOS
Manual de cadastro no Sistema Mundus  – Secretarias
Ficha de Inscrição para Professor Visitante International (Visitor Professor Form)
Resolução N. 7192 – Programa de Bolsas para Professores Visitantes