Receber aluno graduação

Para regularização da situação dos alunos estrangeiros de curta duração na graduação na USP (necessariamente até 90 dias de duração) e emissão de uma carta de aceite, eles deverão apresentar a documentação abaixo, o quanto antes. Este procedimento é necessário inclusive para solicitarmos um cartão USP e eles poderem usufruir dos serviços da USP (biblioteca, restaurante, etc.).

Portanto, os alunos devem enviar a documentação abaixo:
1- Ficha de Inscrição (anexo)
2- Plano de Atividades da pesquisa a ser desenvolvida na USP (contendo: descrição geral das atividades, cronograma, etc)
3- Carta de Nomeação do International Office da Universidade estrangeira, autorizando a vinda dos alunos, em inglês ou espanhol.
4- Carta Convite do Professor da EESC, informando as datas exatas de início e término do intercâmbio, bem como as atividades a serem supervisionadas; (modelo anexo)
5- Carta de recomendação, em inglês ou espanhol, de um docente na universidade estrangeira;
6- Transcript of Records do aluno, em inglês ou espanhol;
7- Uma foto pequena, em formato .jpg, de no máximo 50 kB (para o Cartão USP)
8- Cópia da página de identificação do passaporte

Com toda essa documentação a CCInt-EESC abre um processo de intercâmbio de curta duração, gera número USP e solicita um Cartão USP, que dura em torno de 14 dias para ser confeccionado.

Documents required by EESC/USP to research international students:
1. Application form (attached)
2. Research Plan, with the description of the research held at USP (it must contains: general description of activities, cronogram, etc)
3. Nomination letter signed by the International Office of the home university
4. Letter of Invitation signed by an EESC Professor, informing the exact dates of beginning and ending of the activities (model attached)
5. One recommendation letter signed by a professor of the home university
6. Transcript of Records of the student
7. A small photo .jpg maximum 50kb for USP Card
8. Passport ID page scaneed.

With this documentation we will issue an acceptance letter and send it to you by international courier at the address of the International Office of your home university. You will need this letter to issue a Brazilian student visa (type IV) to come to Brazil, if your exchange will be more than 90 days

Fluxograma
Fluxograma para docente receber aluno de graduação em laboratórios EESC (até 90 dias):
1. A documentação é enviada pelo aluno ao Docente
2. Docente envia carta-convite ao aluno estrangeiro e remete toda a documentação por email à CCInt
3. CCInt abre processo USP e encaminha para ciência do Chefe do Departamento
4. Após ciência, CCInt gera número USP, e solicita Cartão USP ao aluno, encaminhando ao Departamento, aos cuidados do professor anfitrião

Obs: esse fluxograma é valido apenas para estudantes que ficarão até 90 dias no Brasil

Polícia Federal
Informações imigração
Dependendo do acordo que o Brasil possuir com o país de origem do aluno, caso ele fique por menos de 90 dias em intercâmbio, não será necessário efetuar o registro na Polícia Federal brasileira.
Caso o aluno vá ficar além de 90 dias, deverá se registrar, da mesma forma que os outros alunos de graduação que ficarão por mais de 90 dias.
Informações para mais de 90 dias

ARQUIVOS
Registration Form_EESC
Carta-convite (para docentes preencherem)

Receber aluno de pós-graduação

As informações e documentos para receber alunos de pós-graduação nos laboratórios são as mesmas que para receber por mobilidade sanduíche. Clique aqui para consultar.