ATENDIMENTO
Comissão de Pesquisa e Inovação: cpq@eesc.usp.br
Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação: eescin@eesc.usp.br
Acesso por WhatsApp
Chamada Pública 2025 do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Celesc - inovação no setor elétrico
A Chamada Pública 2025 do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Celesc está aberta para submissão de propostas até o dia 02/04/2025.
 
A iniciativa é uma excelente oportunidade para empresas do setor elétrico, instituições de pesquisa, universidades, startups e fornecedores de equipamentos se envolverem em iniciativas colaborativas que podem transformar o setor energético.
 
A Chamada Pública visa impulsionar a inovação, promovendo a pesquisa e o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que atendam aos desafios do mercado energético e contribuam para a sustentabilidade e eficiência do sistema elétrico brasileiro. Os projetos selecionados poderão abranger diversas áreas, como tecnologias de suporte, cibersegurança, interoperabilidade, digitalização, modernização da rede, segurança no trabalho e muito mais.
 
Nesta edição, serão 19 temas específicos para propostas de projetos de PDI. Esses temas são detalhados por meio de Termos de Referência, que apresentam os desafios técnicos a serem superados, os objetivos a serem atingidos, bem como os requisitos, prazos e valores envolvidos em cada projeto.
 
Uma das novidades é que esta será a primeira Chamada Pública a ser realizada após a implementação das mudanças no regulamento do programa, estabelecidas pela Resolução Normativa 1.074/2023 da ANEEL. Essa resolução trouxe uma série de alterações que terão impacto direto na execução e avaliação dos projetos de PDI, com a introdução de um modelo mais estratégico e orientado para resultados a longo prazo.
 
Com a nova resolução, a avaliação dos projetos de PDI passará a ser realizada com base no portfólio de projetos das empresas de energia elétrica, considerando um horizonte de cinco anos (2024-2028). A avaliação será feita por meio do índice AMPERE (Avaliação Multiatributo de Portfólio de PDI de Empresa de Energia Elétrica), que terá como objetivo mensurar a eficácia do conjunto de projetos em relação aos objetivos estratégicos da companhia e da ANEEL.
 
Esse modelo permite uma análise mais abrangente e integrada, ao invés de avaliações individuais de cada projeto. O objetivo é garantir que os projetos sejam sustentáveis e economicamente viáveis, alinhados aos objetivos do Plano Estratégico Quinquenal de Inovação (PEQuI 2024-2028).
 
Os 19 temas são:
  • TR 1 - Cibersegurança Aplicada para Gerenciamento de Dispositivos de Comunicação
  • TR 2 - Centro de controle, Despacho e Estimativa de potência de Mini e Micro geração.
  • TR 3 - Desenvolvimento de material polimérico inteligente para recomposição de cabo protegido
  • TR 4 - Desenvolvimento de polímeros termocrômicos para aplicação em conectores piercing e espaçadores de redes compactas
  • TR 5 - Drone Projetista e Fiscal para Redes de Distribuição
  • TR 6 - Manutenção de Sistemas de Distribuição: Drone-robôs como Inovação de Mercado
  • TR 7 - Inteligência Artificial aplicada a identificação de irregularidades na medição: Potencial de Mercado
  • TR 8 - Padrões de Entrada de Energia protegidos contra enchentes
  • TR 9 - Plataforma para Treinamento sobre Subestações Digitais de Equipes de Construção e Manutenção de Subestações
  • TR 10 - Previsão nas Inversões de Fluxo na Rede da CELESC.
  • TR 11 - Sistema de inteligência artificial para diagnóstico e projeção de cenários de acidentes como apoio à gestão de segurança do trabalho
  • TR 12 - Sistema de realidade virtual para ensino e aprendizagem de atividades de O&M em redes aéreas de distribuição de energia elétrica
  • TR 13 - Identificador de Fases para Redes de Distribuição de Média e Baixa Tensão Utilizando Sincrofasores
  • TR 14 - Aperfeiçoamento de sensores térmicos para detecção de pontos quentes em conectores elétricos de sistemas de distribuição de energia
  • TR 15 - Desenvolvimento de Dinamômetro Inteligente para Acoplamento em Talha de Tracionamento
  • TR 16 - Plataforma de inteligência artificial orientada a serviços de poda e roçada em servidão de linhas de transmissão
  • TR 17 - Ferragens Metálicas para Uso em Redes Aéreas, Situadas em Regiões Críticas de Agressividade, Incluindo a Orla Marinha
  • TR 18 - Acessórios poliméricos (espaçadores e isoladores tipo pino) e cabo coberto de alto desempenho para aplicação em nova configuração de redes aéreas compactas
  • TR 19 - Cruzeta isoladora porcelânica para aplicação em redes de distribuição
 
Todas as informações relativas à esta chamada estão no endereço https://ped.celesc.com.br/noticias/chamada-publica-001-2025.
 
Cada termo de referência possui um contato para dúvidas técnicas de cada tema e as dúvidas gerais sobre o edital e sobre o programa de PDI ANEEL podem ser enviadas para este e-mail (ped@celesc.com.br).
 
A Celesc realizará, no dia 19 deste mês, um workshop gratuito para tirar todas as dúvidas sobre a Chamada Pública 2025 do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Companhia. O evento será realizado de forma online, das 14 às 16h, e é aberto a todos os interessados.
 
 
Fique atento às principais datas:
  • 21/02/2025 à 02/04/2025 às 12:00 horas (meio dia) – Submissão das propostas
  • 19/03/2025 - Workshop online tira dúvidas sobre a Chamada Pública 2025
 
As propostas devem ser submetidas na plataforma Sparkx pelo link https://gestaoped.celesc.com.br/ 
 
Atenção!
  • A construção da proposta de projeto na plataforma SPARKx é detalhada e exige um tempo considerável para elaboração. Há um guia para preenchimento da proposta na plataforma disponível no site e todas as etapas devem ser preenchidas sequencialmente para evitar inconsistências no banco de dados. Não deixe para a última hora!
  • Não haverá prorrogação!

 

Texto e informações: Celesc