COMUNICADOS: Docentes e Funcionários

Softwares para videoconferência na USP

22/07/2021

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) está disponibilizando licenças avançadas dos softwares Microsoft Teams, Webex Meeting Suite e Zoom Meeting, com o objetivo de ampliar e diversificar a oferta de softwares para videoconferência que passaram a ser utilizados em toda a Universidade, tanto nas aulas remotas quanto em grandes eventos e em atividades acadêmicas e administrativas.

No âmbito da Escola de Engenharia de São Carlos, a Seção Técnica de Informática é quem está organizando a demanda pelas licenças. Assim, as Seções e Departamentos devem encaminhar a relação de interessados para o e-mail informatica@eesc.usp.br, até o dia 29 de julho, contendo as seguintes informações:

Nome completo:                                                          Número USP:
Função:                                                                        Setor/Depto.:
E-mail para contato:
Licença desejada:    (  ) Zoom      (  ) Microsoft Teams       (   ) Webex Meeting Suite

“O mercado tecnológico de videoconferência é heterogêneo, está em franca expansão e não existe uma ferramenta que atenda, de forma eficiente, a todos os tipos de demandas. Essas novas licenças que adquirimos são destinadas às demandas não atendidas pela ferramenta Google Meet e outras que já estão sendo utilizadas na USP. Assim, a STI adota a estratégia de diversificar e proporcionar várias soluções para cada domínio de aplicação e subáreas do conhecimento”, explicou o superintendente de Tecnologia da Informação, João Eduardo Ferreira.

A aquisição dos softwares foi realizada por meio de uma compra centralizada, o que diminuiu substancialmente os custos. Ao todo, foram adquiridas 5 mil licenças do Zoom Meeting, 1 mil licenças do Microsoft Teams e 1 mil licenças do Webex Meeting Suite. Os contratos têm vigência de 12 meses, com possibilidade de renovação para até 60 meses.

Arte: Jornal da USP

Ferreira reforça que “as licenças continuarão disponíveis mesmo em um cenário de retorno total das atividades presenciais, pois acreditamos que a pandemia nos ensinou a apoiar o ensino remoto e otimizar a gestão da Universidade com reuniões administrativas e acadêmicas não presenciais”.

As licenças estão sendo distribuídas, sem custo, para as unidades, museus e institutos especializados, de acordo com suas demandas e especificidades.

A STI também disponibilizou guias de utilização dos softwares de videoconferência no Portal Videoaula USP, na aba Aplicativos de videoaula e videoconferência.