ATENDIMENTO
- 2ª a 6ª feira: 8h às 17h
- (16) 3373-9617
- pos-transportes@eesc.usp.br
- Avenida Trabalhador São-carlense, 400
São Carlos - SP
Acesse o mapa
Professores da USP podem inscrever atividades para a Semana Pedagógica 2025
Docentes da USP que tenham experiências pedagógicas interessantes para compartilhar com colegas podem inscrever uma ou mais atividades para compor a programação da 1ª Semana Pedagógica da USP, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2025. As propostas podem ser, por exemplo, para a realização de minicursos, mesas-redondas, palestras, oficinas, rodas de conversa ou debates, no formato presencial, remoto ou híbrido. O objetivo é compartilhar saberes pedagógicos e estimular a experimentação e a reflexão sobre a prática pedagógica na comunidade acadêmica.
Os docentes interessados em desenvolver atividades formativas têm até as 12h do dia 18 de novembro para inscrever sua proposta pelo formulário on-line.
A Semana Pedagógica terá atividades descentralizadas nos diferentes campi da USP, promovendo encontros entre os docentes da Universidade para discutir desafios pedagógicos e compartilhar experiências na busca de soluções para questões que afetam o ensino.
As atividades podem ser inscritas em pelo menos um dos três blocos temáticos da programação:
• Bloco I: Formação, estruturas curriculares e disciplinas | Matérias e atividades diretamente relacionadas aos conhecimentos da área específica;
• Bloco II: Fundamentos teóricos e práticos da educação e atividades relacionadas à formação pedagógica em geral, considerando também a docência e sua dimensão relacional: relação docente-estudante-conhecimento, diversidade no ambiente universitário e trajetórias formativas;
• Bloco III: Fundamentos teórico-metodológicos do processo de ensino-aprendizagem e atividades relacionadas ao ensino das áreas específicas.
Para mais informações sobre o evento, consulte a página da Pró-Reitoria de Graduação ou entre em contato pelo e-mail semanapedagogica@usp.br.
A Semana Pedagógica é uma ação proposta pelo Programa de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD) – uma iniciativa conjunta das Pró-Reitorias de Graduação e da Pós-Graduação.
Programa de Desenvolvimento Profissional Docente
Lançado em 2023, o Programa de Desenvolvimento Profissional Docente é uma iniciativa das Pró-Reitorias de Graduação e de Pós-Graduação. Trata-se de uma política institucional de formação contínua que compreende os conhecimentos específicos das áreas de atuação, os conhecimentos das ciências da educação e os conhecimentos didático-metodológicos.
Entre as atividades que já foram promovidas pelo PDPD estão duas edições do Curso de Formação Pedagógica para Novos Docentes; orientações às unidades para acolhimento aos docentes ingressantes na carreira; ciclo de palestras Vivenciando; uma oficina sobre o e-Disciplinas; e quatro cursos de aperfeiçoamento – “A USP e a universidade contemporânea”, “Ensinar e aprender na universidade em tempos de mudança”, “Educação midiática, ambiental e inclusiva” e “Ambientes virtuais de aprendizagem como apoio ao ensino presencial”. A participação nas atividades é formalmente reconhecida, considerada e valorizada nos processos de avaliação e progressão de carreira.
O programa conta com a colaboração de diversas unidades da USP, além de interação com instâncias que regem a carreira docente: a Câmara de Atividades Docentes (CAD) e a Comissão Especial de Regimes de Trabalho (Cert).
Veja também
- USP e universidade francesa PSL estudam criação de novo centro internacional de pesquisa
- USP vai participar de exame nacional que avalia o desempenho dos estudantes de graduação
- Professores da EESC-USP estão entre os cientistas mais influentes do Brasil, segundo ranking internacional
- EESC na Mídia: Alunos da USP visitam usina da Prohab
- USP é a melhor universidade brasileira segundo ranking mundial da QS
- Professores da EESC são reconhecidos no Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa