
Em sessão solene promovida pela Egrégia Congregação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo, no último dia 5 de setembro, o professor João Alexandre Widmer foi outorgado com o título de professor emérito, em reconhecimento por toda a sua trajetória profissional dedicada às atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como pela seriedade e competência que marcaram sua jornada acadêmica. O evento aconteceu no Anfiteatro de Convenções Jorge Caron da EESC.
A iniciativa de laurear o professor Widmer partiu do Conselho do Departamento de Engenharia de Transportes e teve como motivação seu legado construído na universidade, o que foi destacado logo na abertura da sessão solene, conduzida por Fernando Maritini Catalano, diretor da EESC.
“É sempre uma grande honra nos reunirmos para celebrar a trajetória acadêmica e científica de um docente que se dedicou na formação de profissionais da ciência nessa universidade”, destacou Catalano.
Glauco Tulio Pessa Fabbri, vice-chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da EESC, também exaltou a ocasião especial, “em que celebramos sua trajetória de vida acadêmica, científica e institucional, e que deixa um legado para a nossa Escola de Engenharia, em particular ao Departamento de Transportes da universidade. Parabéns pela outorga de merecido título”, disse.

Na companhia de familiares, de ex-alunos, amigos e colegas, o professor Widmer acompanhou a leitura do termo de outorga do título, realizada por Adriana Pazotto da Silva, chefe da Divisão Acadêmica da EESC. E já como professor emérito, foi saudado por José Reynaldo A. Setti, docente colega do departamento onde o laureado fez história.
“Este é o reconhecimento a uma jornada de dedicação, excelência e impacto, com 50 anos de contribuições do professor Widmer à EESC. Desde seu início na universidade, o professor foi uma força motriz no avanço da engenharia de transportes da Escola de Engenharia, levando o nosso nome nacional e internacionalmente”, ressaltou Setti. “Sua atuação na graduação e na pós-graduação foi fundamental na formação de 11 professores universitários e de um número expressivo de engenheiros, mestres e doutores que hoje aplicam seu conhecimento Brasil afora. Mais do que transmitir conhecimento, ele formou gerações”, pontuou.

Setti lembrou que a dedicação na EESC foi além da aposentadoria. “Em 2010, optou pela aposentadoria para liberar sua vaga no departamento, acreditando no potencial das novas gerações. Mesmo aposentado, sua paixão pelo ensino não diminuiu; seguiu orientando alunos de pós-graduação até 2015 e até hoje ministra disciplinas todos os semestres, garantindo que sua vasta experiência continue a enriquecer nossos estudantes. O exemplo mais recente desse empenho permanente foi sua participação na criação de uma disciplina para a graduação inédita no Brasil, ‘Logística de Obras Civis’, a iniciar no próximo semestre. Sua história e sua trajetória são uma inspiração. Em nome da EESC, agradecemos por esse meio século de incansável dedicação.”
Com a palavra, o professor emérito
Ao tomar as palavras de agradecimento, o agora professor emérito João Widmer fez questão de lembrar da atuação de cada um dentro do Departamento de Engenharia de Transporte na construção de uma área hoje tão consolidada dentro da EESC.

“O trabalho árduo de cada um dos meus orientados é que foi determinante para o meu aprendizado como professor, como orientador, como educador dos nossos jovens para um caminho profissional. Sem vocês, nada disso estaria acontecendo.”
“Este título é um marco por seu ineditismo dentro da área de Engenharia de Transportes. A história do crescimento e consolidação da Engenharia de Transportes da EESC é o fruto do empenho árduo e de união em torno dos objetivos comuns de muitos colaboradores, professores, técnicos de laboratório e técnicos administrativos, num trabalho de décadas. Essa homenagem em meu nome inclui todo esse time, nada disso estaria acontecendo, especialmente esse reconhecimento de que a área de Engenharia de Transportes também produz resultados importantes para a EESC”, destacou Widmer.
Ao final da sessão solene, o professor Catalano mais uma vez exaltou o momento festivo e especial vivido na EESC. “Hoje, nossa Escola como referência tem expandido sua atuação cada vez mais além das fronteiras. Para nós é muito importante reconhecer quem contribuiu para essa caminhada e construção, valorizando trajetórias que inspiram novas gerações”, encerrou.
A sessão foi gravada e está disponível no Canal do YouTube da EESC: