CRHEA fortalece parcerias com Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação

Em 2025, o Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP fortaleceu parcerias com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Governo Federal. Destacam-se ações de coautoria de capítulo de livro internacional lançado na COP30, aquisição de pluviômetros para curricularização da extensão na graduação, e participação na programação oficial do MCTI na COP30, em Belém-PA.

Novo livro coautorado por docente da EESC é lançado na COP30

O diretor do CRHEA, professor Eduardo Mario Mendiondo, coautora com outros cientistas “O Papel Central da Água na Resiliência e Adaptação às Mudanças”, no novo livro do MCTI “Mudanças Climáticas e o Brasil: Estado da Arte e Fronteira do Conhecimento”, disponibilizado na COP30. Esta  participação do CRHEA é em parceria de redes dos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) de CNPq: INCT-Mudanças Climáticas Fase 2, coordenado pelo Dr. José A. Marengo do CEMADEN/MCTI, e INCT-Observatório Nacional de Segurança Hídrica e Gestão Adaptativa, coordenado pela  professora Suzana Montenegro, da UFPE e APAC.

Fortalecimento da Curricularização da Extensão da Graduação da USP

Também, o Diário Oficial da União publicou o Acordo de Cooperação Técnica, firmado entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), do MCTI, e a EESC, no âmbito do Projeto Pluviômetros nas Comunidades.

“Este acordo, que inclui o Termo de Doação de pluviômetros do MCTI do Governo Federal para a EESC, serve para instrumentalizar as comunidades que vivem em áreas de risco”, comenta Mendiondo, docente do Departamento de Hidráulica e Saneamento, atual Diretor do CRHEA da EESC, que foi Coordenador Geral do CEMADEN/MCTI, e ajudou na intermediação deste novo Acordo pela EESC. “Visa-se à obtenção de dados pluviométricos acessíveis em tempo real, o que facilitará a mobilização da população e contribuirá para o trabalho das defesas civis federal, estaduais e municipais. Desta maneira, o acordo dá subsídios para fortalecer a curricularização de Atividades de Extensão na graduação da USP”, complementa. “Futuros treinamentos e capacitações pelo CRHEA da EESC-USP estão previstos para a resiliência aos riscos de desastres e emergência climática, tanto para cidadãos como para associações e empresas externas à USP, que serão incorporados em Curso Mudanças Climáticas e Suas Interdisciplinaridades a ser oferecido a partir de 2026, no âmbito do projeto Cepid Fapesp Climares“.

Participações da EESC na COP30

A Secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI convidou à Diretoria do CRHEA para a mesa-redonda Extremos Climáticos e Impactos nos Recursos Hídricos No Brasil,  a ser realizada no Auditório Alexandre Rodrigues, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém (PA), no dia 20 de novembro, às 10 horas. Este evento tem inscrições gratuitas e abertas ao público, via formulário online disponível neste link.

Para a COP30, a atual diretoria do CRHEA da EESC foi convidada para as reuniões Bridging Research and Policy for Global Climate Action, no pavilhão da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), INMET e fundação MERI, Melimoyu Ecosystem Research Institute, World Meteorological Organization); e ao Collaboration in Action: International Research Partnerships as Catalyst for System Wide Climate Solutions,  do pavilhão Higher Education for Climate Action Pavilion. Estas reuniões do CRHEA junto à COP30 são um ciclo com o “Diálogo Reino Unido-Brasil pre-COP30, Da Ciência para Políticas Públicas“, de 23/10/2025, o Fórum sobre Saúde Planetária (São Carlos-SP, 29/10/2025); o Futuro da 9.433: Diálogos sobre aprimoramentos na Lei das Águas (Vitória-ES, 25/10/2025), sendo parte do cronograma do projeto “Water-Health-Society Nexus for Sustainability and Climate Action“, apoiado pela AUCANI USP, entre o BISCA da University of Birmingham e o CRHEA da EESC-USP.

Relatório Anual de Gestão é aprovado pelo Conselho Deliberativo do CRHEA

Estas atividades do CRHEA junto ao MCTI e COP30 foram apresentadas no 1º Relatório Anual de Gestão da atual diretoria do Centro e aprovadas em 29/10/2025, pelo Conselho Deliberativo (C.D.) do CRHEA, formado por docentes representantes dos Departamentos da EESC. Participaram da reunião, o professor José Ricardo Tarpani (SMM), professor Marco H. Terra (SEL), professor Adair R. Aguiar (SET), professor Jorge H. Bidinotto (SEM), professora Valéria Guimarães Silvestre Rodrigues (SGS) e professor Eduardo Mario Mendiondo (SHS). Como convidados, estiverem presentes o professor Fernando Martini Catalano, diretor da EESC, o professor Antônio Nélson Rodrigues da Silva, vice-diretor, e o professor Tércio Ambrizzi, Diretor do IEE/USP e coordenador do CEPID da Fapesp Climares.

Informações adicionais sobre próximas etapas do CRHEA junto ao MCTI serão veiculadas oportunamente via Egrégia Congregação da EESC e pelas Chefias dos Departamentos da EESC.

 

Texto: CRHEA

publicado
Categorizado como Comunicado