Equipe da EESC é vencedora na Classe Regular da 27ª Competição SAE Brasil AeroDesign

Equipe AeroDesign. Foto: arquivo pessoal

A equipe AeroDesign da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP foi vencedora na Classe Regular da SAE Brasil AeroDesign, se consagrando a única equipe octacampeã na categoria, com o avião EESC-USP Alpha. A competição ocorreu de 30 de outubro a 2 de novembro no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, SP. 

Aeronave EESC-USP Alpha. Foto: arquivo pessoal
Aeronave EESC-USP Alpha. Foto: arquivo pessoal

A missão desse ano da Classe Regular consistia em levar o máximo possível de carga paga, com menor peso vazio de aeronave, denominado pela competição “eficiência estrutural”, além de precisar superar um obstáculo de 90 centímetros de altura em 55 metros de pista, com uma limitação de potência de 600W. O Alpha ainda ganhou menção honrosa de maior acuracidade na classe regular, que se refere à capacidade de prever a carga paga levada pela aeronave. 

Além disso, a equipe foi vice-campeã na Classe Advanced com a aeronave EESC-USP Charlie, tendo recebido menção honrosa de melhor projeto. A missão da Classe Advanced é dividida em duas: missão de sistemas e missão de desempenho. Simultaneamente, em ambas as missões, o avião deve superar também o obstáculo de 90 centímetros. A missão de desempenho consiste em levar o máximo de carga paga possível, com o menor peso vazio, além de alijar um planador sem superfícies de controle, de modo que este pouse de ventre no solo. Já a missão de sistemas, consiste em desenvolver sistemas embarcados de aquisição de dados, Heads-Up Display (HUD) e controle autônomo para o planador, tendo a nave-mãe (avião principal) a tarefa de alijar o planador, o qual deve se deslocar sozinho até um alvo definido pela competição, sem que exista interferência do piloto, nem da equipe.

Aeronave EESC-USP Charlie. Foto: arquivo pessoal

Por fim, a equipe também participou da outra categoria da competição, a Classe Micro, com seus calouros da equipe, no qual o avião EESC-USP Bravo ficou em 8° lugar, 5° na fase de projetos. A missão da Classe Micro consistia em decolar em no máximo 30 metros, com um avião que levava carga paga líquida, em garrafas PET, semi-preenchidas para analisar o efeito do “sloshing” sobre a aeronave, além de possuir uma carga para ser alijada durante o voo, com um paraquedas para reduzir sua velocidade, chamada de carga LAPES (Low Altitude Parachute Extraction System).

A equipe é a única da categoria AeroDesign a participar das três classes, e de forma competitiva em todas. O grupo pretende competir também na SAE Aerodesign East, que vai ocorrer nos Estados Unidos em 2026.

Foto: SVCOM/EESC.
Foto: SVCOM/EESC.