A Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC) da USP foi destaque no Prêmio ABCM-Springer 2024.

Mateus Mota Morais, egresso do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da EESC-USP e atualmente docente recém-contratado no Departamento de Engenharia Mecânica, recebeu a menção honrosa no prêmio ABCM-Springer 2024, na categoria de Tese de Doutorado. A premiação ocorreu no dia 10 de novembro de 2025, durante o 28º Congresso Internacional de Engenharia Mecânica (COBEM), sediado em Curitiba, PR.
O trabalho premiado, intitulado “Fabricação de peças de carbonato de cálcio sinterizado com porosidade multiescala: produzindo rochas artificiais para ensaios petrofísicos e outras aplicações”, foi realizado sob orientação do professor Carlos Alberto Fortulan e em coorientação do professor Paolo Colombo, da Universidade de Pádua, Itália, onde Mateus obteve a dupla titulação.
“A motivação para a tese surgiu da necessidade de produzir meios porosos similares às rochas encontradas no pré-sal, para calibrar ferramentas de perfilagem de poços de petróleo. O desafio era que não havia, na literatura, processos de fabricação que resultassem em amostras com a resistência, a porosidade e a constituição química das rochas naturais. Nosso objetivo foi desenvolver um processo para obter amostras semelhantes às naturais. Para isso, realizamos a prensagem de pós de carbonato com materiais que se degradavam facilmente, resultando em uma rocha artificial com poros de tamanho controlado. O grande diferencial foi a queima do material em atmosfera de gás carbônico, o que evitou a decomposição do carbonato e resultou em amostras com resistência semelhante à das rochas naturais, algo inédito na literatura.”

“Outra inovação do trabalho foi a utilização da manufatura aditiva (impressão 3D) do carbonato de cálcio. Apesar de não ser o mais indicado para rochas artificiais de dimensões maiores, o trabalho abriu portas para a colaboração internacional, visando replicar a estrutura de corais com um material semelhante ao natural.”
Amostras de carbonato produzidas por impressão 3D
O prêmio ABCM-Springer é concedido anualmente pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) em reconhecimento a importantes contribuições acadêmicas defendidas no período. Ao todo, 49 trabalhos foram submetidos à avaliação dos julgadores, dos quais 19 na categoria de Tese de Doutorado. A ata da premiação pode ser encontrada clicando aqui.
