Atividade extensionista em Educação Ambiental e Biodiversidade

Inscrições seguem abertas no sistema  JupiterWeb  até 12 de fevereiro para projeto que atua em espaços e escolas públicas.

Estudantes de cursos da USP interessados em atuar em Extensão Universitária podem se inscrever em atividades de concepção, instalação e manejo de jardins polinizadores para atrair e sustentar agentes polinizadores (abelhas sem ferrão, borboletas e insetos).

No projeto, pretende-se desenvolver competências pedagógicas por meio de encontros educativos e treinamentos em escolas e em espaços públicos, com amplo leque de aprendizagens e possibilidade de construção de espaços que promovam impactos ambientais positivos. Além disto, estudantes da USP podem ampliar o aprendizado e atuar com público externo à universidade em valores, princípios e práticas de Economia Solidária: auxiliar na sistematização de experiências vivenciadas, melhoria de registros (desenvolvimento de aplicativos) e controle – por meio de registros, depoimentos, vídeos – organização/divulgação em ações de coleta, processamento e comercialização do mel e de outros produtos para usos múltiplos.

A atividade de extensão tem início previsto para 23 de fevereiro de 2026, contabiliza 60 horas de Extensão e recebe inscrições até 12 de fevereiro, exclusivamente pelo sistema Jupiterweb.

Ao longo do semestre, os graduandos da USP participam ativamente do planejamento e da condução das atividades.

De acordo com a professora Débora Gonçalves, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), coordenadora do projeto, e a professora Eny Maria Vieira, do Instituto de Química e São Carlos (IQSC/USP), vice-coordenadora, o foco está na formação de estudantes com interesse em áreas tais como Educação Ambiental, Ciências, Biodiversidade, Ecologia, Economia Solidária e Processos de Aprendizagem por meio de encontros, palestras e eventos comunitários em espaços rurais, públicos e em escolas, em ações comprometidas com o papel social da USP e possibilidades de transformação.

Nesta edição, serão oferecidas 20 vagas e as atividades ocorrerão entre 23 de fevereiro e 3 de julho de 2026.

Para participar, é necessário ter disponibilidade para atuar uma vez por semana com dias e horários das atividades definidos posteriormente.

Mais informação: gdebora@ifsc.usp.br | cynthia@icmc.usp.br.