
A Pró-Reitoria de Graduação informa que oferecerá a PRG0042 – Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão, cuja criação foi articulada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), que será ofertada também nas demais universidades estaduais.
A disciplina PRG0042 será oferecida no formato totalmente a distância (EAD), permitindo flexibilidade para os estudantes acessarem e realizarem as atividades de acordo com sua disponibilidade.
Voltada à acessibilidade e inclusão, com foco em promover uma reflexão crítica sobre barreiras que afetam a inclusão social e na educação de pessoas com deficiência e outras condições que exigem atenção especial.
Alguns pontos principais do conteúdo abordado incluem:
• Barreiras à inclusão: discussão sobre barreiras físicas, atitudinais, tecnológicas e pedagógicas que impactam a aprendizagem e participação de pessoas elegíveis aos
serviços de educação especial.
• Direitos das pessoas com deficiência: estudo sobre os direitos garantidos para promover a acessibilidade e a participação social, educacional e cultural dessas pessoas.
• Cultura inclusiva: reflexão sobre os fundamentos para construir uma sociedade e um ambiente escolar que respeitem e valorizem a diversidade humana.
• Tecnologia assistiva e desenho universal para a aprendizagem (DUA): exploração de ferramentas e estratégias que ampliam o acesso pedagógico, garantindo que todos os estudantes possam participar do processo educativo de forma equitativa.
• Reorganização do trabalho pedagógico: enfoque em práticas que respeitem a singularidade de cada indivíduo e valorizem a diversidade no contexto escolar.
• Conceitos filosóficos, éticos e políticos da inclusão: discussão teórica e prática sobre temas como deficiências, transtorno do espectro do autismo (TEA) e altas habilidades/superdotação.
• Transversalidade da acessibilidade e inclusão: compreensão da necessidade de integrar acessibilidade em diferentes dimensões e contextos sociais.
As inscrições serão realizadas no período da segunda interação de matrícula, sendo assim o período será:
• 12 a 19 de janeiro de 2026 – 2ª interação de matrícula.
Clique aqui para saber mais.
