Inscrições para o Programa de Permanência Estudantil da USP

Arte sobre foto de IO-USP com ícones criados por Good Ware, Freepik, monkik, iconixar e Freepik / Flaticon
Arte sobre foto de IO-USP com ícones criados por Good Ware, Freepik, monkik, iconixar e Freepik / Flaticon

Hoje, dia 12 de janeiro, começam as inscrições para o Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), que disponibiliza auxílios aos alunos de graduação e pós-graduação com dificuldades socioeconômicas.

Haverá três períodos para inscrição: o primeiro período vai de 12 de janeiro a 10 de fevereiro; o segundo, de 11 de fevereiro a 1º de março; e o terceiro período vai de 2 a 25 de março. As inscrições devem ser feitas pelo Portal de Serviços Computacionais da USP.

O valor do auxílio integral é de R$ 850. Para os alunos contemplados com vagas nas moradias estudantis da USP, o valor do auxílio é parcial, de R$ 320. Todos os contemplados com benefícios também terão direito a refeições gratuitas nos restaurantes universitários.

A concessão dos auxílios depende da análise socioeconômica do candidato e, no caso de vaga em moradia estudantil, da disponibilidade de vagas de cada campus.

“O PAPFE é, atualmente, a maior política de permanência estudantil do Brasil. A consolidação dos critérios de concessão e o acompanhamento efetivo de cada estudante beneficiado pelo programa são condições fundamentais do sucesso dessa iniciativa. A USP tem uma política clara e transparente de permanência estudantil, em consonância com seus compromissos sociais e de enfrentamento das desigualdades no Brasil”, afirma a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lanna.

Neste ano, serão disponibilizados 2.500 auxílios para novos estudantes – sendo 2.254 auxílios integrais e 246 auxílios parciais, com vagas em moradia. Ao todo, entre ingressantes e veteranos, mais de 16 mil estudantes são beneficiados com o auxílio, que garante condições para a sua formação e permanência na Universidade.

Texto por Erika Yamamoto | Jornal da USP