Professores e estudante da EESC participam de atividades de projeto BRICS na Índia e na China

Os professores Jamil Alexandre Ayach Anache e Eduardo Mario Mendiondo, acompanhados do estudante de doutorado Gabriel Marinho e Silva, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento (PPG-SHS), participaram, no período de 3 a 18 de outubro, de atividades internacionais vinculadas ao projeto financiado no âmbito da chamada MCTI/CNPq/BRICS-STI Nº 28/2023 e intitulado CASCADE-3C: Risco e adaptação colaborativa às mudanças climáticas sob o número 440028/2024-8.

A primeira etapa da viagem consistiu na participação do grupo na Assembleia Geral da Associação Internacional de Ciências Hidrológicas (XIIth Scientific Assembly of the International Association of Hydrological Sciences – IAHS) entre os dias 5 e 10 de outubro de 2025. Na ocasião, foi realizada a primeira reunião presencial de trabalho do projeto com os parceiros indianos: professores Ankit Agarwal (Indian Institute of Technology Roorkee) e Bellie Sivakumar (Indian Institute of Technology Bombay).

A segunda etapa da viagem focou na visita à Tsinghua University em Pequim, na China. Na ocasião, foi realizada a segunda reunião presencial de trabalho do projeto com os parceiros chineses. O professor Hui Lu recebeu o grupo entre os dias 13 e 17 de outubro.

Da esquerda para direita: Ankit Agarwal, Mario Mendiondo, Bellie Sivakumar e Jamil Anache.
Grupo do Professor Hui Lui (Tsinghua University).

O projeto já apoiou a inserção internacional de dois estudantes do PPG-SHS no contexto do BRICS. Gabriel Marinho e Silva esteve na primeira visita (Índia e China) aqui reportada. A estudante de mestrado Milena Rosa participou do IAHS Academy em janeiro de 2026, complementando sua estadia em uma visita na Tsinghua University para continuar a cooperação com o grupo do professor Hui Lui.

Futuramente, até meados de 2027, o projeto apoiará o intercâmbio de curta duração de até 3 estudantes de pós-graduação por 3 meses e até 3 doutores por 2 meses em qualquer uma das instituições parceiras na Índia (IIT Roorkee ou Bombay) ou na China (Tsinghua University).

O edital para concorrer aos auxílios será divulgado em breve.