Edital 01/2026 dispõe sobre o Programa de Apoio Pedagógico que visa a oferecer aos estudantes oportunidades diferenciadas de aprendizagem.
Com o intuito de proporcionar o alcance de objetivos e/ou o desenvolvimento de habilidades necessárias ao bom acompanhamento das disciplinas dos cursos de graduação da Universidade de São Paulo, a Pró-Reitoria de Graduação reedita o Programa de Apoio Pedagógico – Tutoria.
O tutor é um estudante de graduação (a partir do segundo ano) que desenvolverá, em horários extra-aula predeterminados, atividades pedagógicas diferenciadas com seus colegas, planejadas por docentes indicados pela Comissão de Graduação (CG) ou Comissão Coordenadora do Curso (CoC), conforme o caso.
Os estudantes de graduação interessados em atuar como tutores deverão acessar o Portal de Serviços USP para inscrever-se em uma ou mais propostas de tutoria, de acordo com o perfil estabelecido pela CG ou CoC, conforme o caso. No momento da inscrição, o candidato deverá descrever as habilidades e conhecimentos que possui com destaque para aqueles que o qualifiquem para realizar as atividades especificadas na proposta.
• Das normas para atuação como tutor
Os estudantes de graduação (a partir do segundo ano) selecionados pela CG ou CoC atuarão como tutores.
No período de vigência não é permitido ao tutor acumular outra bolsa ou estágio da USP. Não estão incluídos, em tal restrição, os auxílios da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP).
O tutor deverá dedicar 10 horas semanais ao PAP-Tutoria.
• Período de inscrições
Os alunos de graduação deverão acessar o Portal de Serviços USP de 14/01 a 20/02/2026.
Acesse aqui para ver o edital 1/2026 na íntegra.
