Semana de Engenharia Ambiental (SEA)

Objetivos: Os objetivos da SEA incluem: Complementar a formação acadêmica dos estudantes de Engenharia Ambiental por meio de conteúdos atuais e relevantes do ponto de vista socioambiental; apresentar temas e áreas de atuação pouco explorados em sala de aula; promover a integração entre estudantes, professores e profissionais da área ambiental e de áreas correlatas; e, estimular o desenvolvimento profissional e o networking dos alunos visando o mercado de trabalho. Com relação às metas e resultados esperados, tem-se: Realizar 8 palestras, 9 minicursos, 5 visitas técnicas e 1 roda de conversa no evento; garantir a arrecadação de pelo menos R$10.000,00 para a realização da semana; garantir e manter a participação ativa da média de 200 estudantes dos anos anteriores; garantir a submissão de pelo menos 10 trabalhos ao evento científico; medir a pegada de carbono do evento para montagem do relatório de sustentabilidade; e ampliar o interesse por temas emergentes no contexto da Engenharia Ambiental.

Pré-requitos: Não há pré-requisito.

Critérios de seleção: Critérios segundo as funções na comissão organizadora:
Coordenação geral/de time: capacidade de organizar e delegar tarefas, resolução de conflitos, tomada de decisão e boa comunicação;
Marketing: criatividade, comunicação, domínio de redes sociais, criação de designs e produção de conteúdo;
Empresarial: capacidade de negociação, networking, persuasão, comunicação formal e visão de mercado;
Científico: capacidade de networking com professores e análise crítica de trabalhos acadêmicos;
Temas: capacidade de negociação, networking, criatividade, repertório cultural e acadêmico;
Infraestrutura: organização logística, planejamento, responsabilidade, atenção a detalhes operacionais, agilidade;
Financeiro: controle de orçamento, planejamento financeiro e habilidade em planilhas;
Sustentabilidade: networking, criatividade para projetos sustentáveis e engajamento comunitário;
Relações externas: habilidades de comunicação interpessoal, networking, representação institucional e proatividade.

Docente responsável: Lucas Tadeu Fuess

Perído da oferta: 14/09/2026 a 31/08/2027

Período de inscrições: 17/08/2026 a 04/09/2026

Total de vagas: 80

Informações adicionais: As reuniões da comissão organizadora ocorrerão semanalmente (das 13h às 14h) em dia a ser definido após a finalização da seleção da equipe.

publicado
Categorizado como EESC