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Trabalho da EESC com solução inovadora para melhorar aerodinâmica de aeronaves recebe prêmio da The Royal Aeronautical Society

12 de dezembro de 2024

Pesquisadores do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) usaram como inspiração as nadadeiras das baleias-jubarte para pensar em uma solução inovadora capaz de melhorar a aerodinâmica de aeronaves.


O estudo recebeu o prêmio Young Persons’ Written, no 2024 RAeS-Honours, Medal & Awards do The Royal Aeronautical Society (RAeS), renomada e tradicional sociedade profissional dedicada às comunidades aeroespacial, de aviões e espacial.

O artigo "Application of wavy leading edge to enhance wiglets aerodynamic performance", publicado na revista The Aeronautical Journal, de Cambridge, na Inglaterra, de autoria de Juan Antonio Flores-Mezarina, Pedro David Bravo-Mosquera e Daniel Garcia Ribeiro, teve a orientação de Hernán Darío Cerón-Muñoz, docente do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC.


“Nosso estudo propõe uma solução inovadora para melhorar a aerodinâmica de aeronaves, inicialmente pensada para aviões agrícolas, mas com grande potencial de aplicação na aviação em geral. A ideia central é modificar as bordas de ataque dos winglets, as extensões nas pontas das asas, tornando-as onduladas, inspirada nas nadadeiras das baleias-jubarte. Esse design busca melhorar o controle do escoamento de ar e reduzir o arrasto aerodinâmico, algo crucial tanto para a operação econômica de aviões agrícolas quanto para a aviação em geral, aumentando a eficiência e reduzindo o consumo de combustível”, detalha Cerón-Muñoz.

Para além da inspiração marinha, os pesquisadores também aproveitaram a linha de estudo para explorarem a aplicação de um sistema de multi-winglets, inspirado na organização das penas externas das asas de pássaros de grande envergadura, como águias e condores.

“As aves utilizam essa configuração para voarem de forma eficiente. A ideia é que, assim como esses animais controlam o escoamento de ar ao redor de suas asas para melhorar sua estabilidade e eficiência, o design multi-winglet pode trazer benefícios semelhantes para as aeronaves, especialmente em voos de baixa altitude e durante manobras agrícolas.”

Bioinspiração ou mimetismo

O conceito usado pelos pesquisadores da EESC se encaixa em uma área da engenharia chamada bioinspiração ou mimetismo, que utiliza soluções encontradas na natureza para resolver problemas de engenharia.

A observação de organismos como baleias e aves tem levado a inovações tecnológicas, com propostas de soluções práticas e ambientais para a aviação, demonstrando a relevância da bioinspiração na engenharia moderna.

Para o docente da EESC, a obtenção do prêmio é algo que representa todo o trabalho colaborativo da equipe. “Cada um de nós trouxe para o projeto a experiência adquirida em nossas respectivas pesquisas, o que resultou em uma sinergia única e enriquecedora. Para além de nossas conquistas pessoais e profissionais, esse momento representa a realização de um grande objetivo, que é a internacionalização da universidade, um marco importante para nós. Eu, colombiano, junto com Pedro Bravo-Mosquera, também colombiano, Juan Antonio Flores-Mezarina, peruano, e Daniel Garcia Ribeiro, brasileiro, temos em comum o fato de termos compartilhado, em algum momento, a experiência de ser alunos intercambistas de graduação na EESC, uma vivência que sem dúvida contribuiu para a criação desse trabalho conjunto.”

Formação para inovação e pesquisa aplicada

O ano de 2024 foi repleto de realizações, destaques e premiações para quem produz ciência na Escola de Engenharia. Para Cerón-Muñoz, isso acontece “em razão da EESC proporcionar um ambiente acadêmico internacional e colaborativo, onde alunos de diferentes nacionalidades podem trocar conhecimentos e desenvolver pesquisas conjuntas.”

“As experiências de intercâmbio são possíveis graças à ênfase da Escola na internacionalização e na formação de uma mentalidade voltada para a inovação e pesquisa aplicada. Além disso, as instalações e a experiência em aerodinâmica aplicada oferecidas pelo Departamento de Engenharia Aeronáutica foram fundamentais para o desenvolvimento do nosso trabalho, permitindo a realização de simulações e experimentos que complementaram nossa pesquisa. Esse ambiente estimulante foi crucial para a criação do artigo premiado, refletindo o compromisso da universidade em promover a excelência acadêmica e impactar globalmente a pesquisa científica”, conclui Cerón-Muñoz.

Denis Dana, para a Assessoria de Comunicação da EESC