ATENDIMENTO

Período letivo:
2ª a 6ª feira: 8h às 21h30
Período de férias:
2ª a 6ª feira: 8h às 18h

Dias sem expediente e horários especiais

(16) 3373-9247
(16) 3373-9257

Acesso por WhatsApp

biblioteca@eesc.usp.br

Trabalhos da EESC são premiados com menções honrosas no 32º SIICUSP

23 de abril de 2025

Seis trabalhos acadêmicos da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) foram premiados com menções honrosas durante a realização da 32ª edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP. O evento, anual, tem como objetivo divulgar os resultados das pesquisas de iniciação científica e tecnológica realizadas por alunos de graduação de instituições nacionais e internacionais, além de contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica e oportunidades de interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas.

Ao todo, a EESC foi representada por 18 trabalhos. Agora, alguns dos premiados com menção honrosa poderão ser selecionados pela Pró-Reitoria de Pesquisa para representarem a USP em outros eventos ou premiações, inclusive internacionais.

“A nossa Escola valoriza enormemente a formação em pesquisa e inovação de seus alunos de graduação. As premiações alcançadas resultam de um esforço conjunto das áreas de pesquisa e inovação, ensino na graduação e na pós-graduação e extensão, que buscam oferecer uma formação de excelência aos alunos de graduação. O resultado deste evento é expressivo e retrata a qualidade das pesquisas da EESC”, destaca Edson Denner Leonel, professor titular e presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação da EESC.

Os seguintes trabalhos da EESC foram premiados com menção honrosa:

• Oximeter monitoring for the prevention of sudden and unexpected death in epilepsy, de Luana Hartmann Franco da Cruz;

• The ecotoxicological approach in evaluating the impacts of the Fundão Dam collapse in the Doce River basin: a systematic review, de Valentina Vasconcellos dos Santos.

• Study and integration of IOT sensors in a didatic plant for process control using enabling Technologies of industry 4.0, de Thiago Adelino Martins da Silva;

• Development and implementation of continuous trajectories for 3D printing, with varied filling of the width of the cordsextruded, de Ricardo Henrique Dias;

• Evaluation of the influence of the metallic fiber incorporation in concrete in the ultrasonic pulse velocity test through numerical simulations, de Cláudia Aline de Souza Martins e;

• Performance evaluation of thermoactive foundations in unsaturated soil with intermitent use, de Luis Eduardo de Souza Cintra.


A aluna Luana Hartmann Franco da Cruz

A aluna Valentina Vasconcellos dos Santos
 

O aluno Thiago Adelino Martins da Silva
 

O aluno Ricardo Henrique Dias
 

A aluna Cláudia Aline de Souza Martins
 

O aluno Luís Eduardo de Souza Cintra

Estes trabalhos premiados com menção honrosa são nas áreas de construção civil, da saúde e medicina, tecnologia, indústria e meio ambiente, reforçando a polivalência e qualidade de informação e formação acadêmica nas engenharias da EESC.

Para Leonel, a relevância desse tipo de reconhecimento serve tanto para os autores das pesquisas quanto para a universidade. “O reconhecimento da qualidade e impacto de suas pesquisas por seus pares é de fato relevante para os pesquisadores. Principalmente para aqueles em início de carreira. Estas premiações certamente abrirão portas no futuro, seja na academia ou na indústria, permitindo que estes jovens e promissores profissionais assumam posições de destaque e contribuam para o desenvolvimento responsável de nossa sociedade. Já para a nossa Escola, o sucesso de seus alunos e egressos, como estas premiações, comprova que as atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão vêm sendo adequadamente desenvolvidas. Além disso, tais resultados proporcionam o aprimoramento de ações na unidade, visando o aumento da eficiência nas atividades fins.”

A importância da ciência na engenharia

A celebração pelo reconhecimento de trabalhos científicos e acadêmicos dos alunos da EESC está diretamente ligada à importância que a ciência desempenha nas engenharias.

“O produto principal de um trabalho científico é o próprio pesquisador. Assim, formar profissionais que possuam a capacidade de excelência na análise técnica e crítica dos problemas enfrentados pela sociedade atual é de extrema importância. Serão esses profissionais que proporão, com resultados baseados em métodos científicos, políticas públicas mais eficientes, produtos e serviços inovadores”, afirma Leonel.

Mais além, ressalta o docente, “esses profissionais ocuparão posições de liderança em empresas de base tecnológica ou não, o que impacta significativamente a economia nacional se suas ações forem bem conduzidas.”

“Vivemos sob a economia do conhecimento, na qual os bens intangíveis como o conhecimento científico possuem enorme importância. O conhecimento que desencadeia a inovação com a geração de produtos, serviços e empresas, como startups e spin-offs, tem grande impacto econômico. Exemplo disso são países como Coréia do Sul e China, que apostaram na economia do conhecimento do passado e hoje colhem frutos de prosperidade”, lembra o professor da EESC.

É por essa razão que a Escola de Engenharia de São Carlos mantém grande foco em sua produção acadêmica. Atualmente, a EESC conta com aproximadamente 160 alunos no programa de iniciação científica. Neste programa, os alunos desenvolvem pesquisas que colaboram com sua formação acadêmica, além de receberem uma bolsa mensal para o desenvolvimento da atividade. Com esse programa, a EESC capta para São Carlos mais R$ 1.300.000,00 por ano, o que é uma contribuição para a economia da cidade.