ATENDIMENTO

Período letivo:
2ª a 6ª feira: 8h às 21h30
Período de férias:
2ª a 6ª feira: 8h às 18h

Dias sem expediente e horários especiais

(16) 3373-9247
(16) 3373-9257

Acesso por WhatsApp

biblioteca@eesc.usp.br

Alunos do curso de Engenharia de Produção apresentam resultado de projeto para a Santa Casa

30 de junho de 2025


Alunos do terceiro semestre de Engenharia de Produção da EESC.

Os alunos do terceiro semestre do curso de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP apresentaram, no último dia 26, no Anfiteatro Jorge Caron, o resultado do projeto desenvolvido para o Serviço de Manutenção da Santa Casa, como parte da disciplina SEP 500 - Organização: conceitos, metodologias e modelagem, sob responsabilidade do professor Fábio Müller Guerrini. A disciplina é desenvolvida no âmbito da curricularização da extensão.

A atividade foi acompanhada por representantes da Santa Casa: Fernando Passeri, coordenador do serviço de manutenção, Daniel de Mello Sousa, gerente operacional, e Maria Gisellly Alves Ribeiro, auxiliar administrativo.

O projeto surgiu após o contato dos professores Marcel Andreotti Musetti e Fábio Müller Guerrini com a direção da instituição para prospectar oportunidades de colaboração.

O desenvolvimento do projeto teve três etapas importantes. Inicialmente, Fernando Passeri e Maria Gisellly Alves Ribeiro apresentaram a situação atual da dinâmica do serviço de manutenção. Em seguida, os alunos da disciplina fizeram um diagnóstico e, por fim, propuseram ações de melhoria utilizando a Metodologia de Sistemas Soft (SSM).


Apresentação do projeto da disciplina SEP 500 - Organização: conceitos, metodologias e modelagem.

O foco do projeto é integrar o Serviço de Manutenção da Santa Casa de ponta a ponta para aumentar o nível de atendimento. A intenção é externalizar o conhecimento tácito do Serviço, tendo como usuário o próprio serviço de manutenção.

A modelagem organizacional foi desenvolvida nesse contexto com o método For Enterprise Modeling (4EM), identificando-se objetivos organizacionais, regras de negócio, processos de negócio, atores e recursos para capturar os requisitos organizacionais para o desenvolvimento de um sistema de informação.

Na perspectiva da disciplina, o projeto representou um elemento essencial para os alunos desenvolverem uma proposta de melhoria para uma instituição complexa, como a Santa Casa, que possui cerca de 1.300 funcionários, na qual o Serviço de Manutenção atende cerca de 700 chamados por mês.

Na avaliação dos profissionais da Santa Casa, o projeto cumpriu a proposta inicial, com um nível de detalhamento que permite especificar adequadamente os objetivos e requisitos de um sistema de informação que atenda às suas necessidades.

Para além do resultado obtido pelo projeto, abre-se a possibilidade de desenvolvimento de novas ações de interesse daquela Instituição, que possam colaborar para a formação dos alunos do curso de Engenharia de Produção.