Período letivo sob agendamento:
2ª a 6ª feira: 8h às 18h

Dias sem expediente e horários especiais

Acesso por WhatsApp

biblioteca@eesc.usp.br

Pesquisadores da EESC-USP são autores do livro Bioengenharia Ocular

08 de fevereiro de 2022

Acaba de ser lançado pela Editora Atena o livro  Bioengenharia Ocular: os óculos de sol e suas normas, de autoria de Liliane Ventura e Mauro Masili, ambos pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP), e ainda com co-autoria interdisciplinar (entre alunos, professores da Engenharia Elétrica e da Medicina da USP, além de profissionais do setor Óptico).

Segundo Liliane, que é docente no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC e coordenadora do Laboratório de Instrumentação Oftálmica, onde Masili é um dos colaboradores, o livro é um passeio por vários tópicos, que envolvem desde a biologia do olho humano, a Física das radiações envolvidas nas normas de óculos de sol, a Engenharia envolvida no processo de desenvolvimentos de protótipo, até a visão dos produtores de óculos de sol e dos profissionais de óticas que trabalham com os filtros de proteção.

A pesquisadora destaca que a obra mostra de uma forma eloquente a necessidade e a contribuição do envolvimento da Engenharia Elétrica nesta área e deve servir de base para alunos e profissionais que estão interessados nesta área interdisciplinar entre a Engenharia e a Oftalmologia.

Mais informações sobre o livro podem ser obtidas neste link.