CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade, orientado pelo diálogo e troca de saberes e experiências.

Este movimento, faz da EESC uma unidade alinhada às demandas sociais e preparada para contribuir com o desenvolvimento do país de forma mais sustentável.

Além da formação de engenheiros e do desenvolvimento da ciência, a EESC atua em ações de extensão universitária para a disseminação do conhecimento e promoção da inclusão e bem estar da comunidade em que está inserida. Dentre estas ações destacam-se os cursos de educação continuada, cursos de difusão, projetos de prestação de serviços à sociedade e de desenvolvimento científico e tecnológicos em parceria com o setor produtivo.

Para apoiar a formação profissional e cidadã de seus alunos, estimula, também por meio da cultura e a extensão universitária, a formação de grupos temáticos e o desenvolvimento de atividades onde os alunos atuam como protagonistas.

CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
PÓS-GRADUAÇÃO

Cursos que envolvem prática ou aprendizagem pós-formação acadêmica, oferecidos no formato de extensão universitária nas modalidades especialização, aperfeiçoamento e atualização, tem como foco profissionais que desejam acompanhar as mudanças da sua área de atuação.

Confira os cursos de Educação Continuada oferecidos pela EESC.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Capacita profissionais em temas clássicos e contemporâneos em engenharia e gestão da produção para o gerenciamento de empresas públicas e privadas, além de apresentar técnicas de gestão moderna em ambientes produtivos.

Saber mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Busca capacitar profissionais em educação ambiental aplicada à sustentabilidade social e ambiental e oferecer conhecimento para aplicação de técnicas para o gerenciamento e monitoramento dos recursos naturais em bacias hidrográficas.

Saber mais

SISTEMAS AERONÁUTICOS

O curso tem como público-alvo estudantes graduados, com formação em ciências exatas, interessados em complementar os conhecimentos na área de sistemas aeronáuticos ou atuar profissionalmente nessa área.

Saber mais

CURSOS DE DIFUSÃO

Os cursos de difusão, que tem carga horária mínima de 4 horas, pode ser uma atividade de divulgação artística, cultural, científica, técnica, tecnológica ou desportiva e se destina ao público em geral, sem exigência de formação em nível superior.

Confira os cursos de difusão oferecidos pela EESC.

Introdução a Sistemas Fotovoltaicos, Dimensionamento e Instalação

Público alvo: Engenheiros, Estudantes de Engenharia, Técnicos, Empreendedores e outros interessados.

Tipo: Presencial, pago     Local: Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) Av. Trabalhador Sãocarlense, 400 - São Carlos - SP.

Período do curso: 28/08/2020 a 29/08/2020     Período da inscrição: 19/07/2020 a 14/08/2020

Dimensionamento Avançado de Sistemas Fotovoltaicos Usando PVSYST

Público alvo: Engenheiros, técnicos ou interessados com conhecimento de Eletricidade.

Tipo: Presencial, pago     Local: Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação Escola de Engenharia de São Carlos - USP Av. trabalhador Sãocarlense, 400 - São Carlos - SP.

Período do curso: 30/08/2020 a 30/08/2020     Período da inscrição: 19/07/2020 a 14/08/2020

PARCERIAS E TRANSFERÊNCIAS TECNOLÓGICAS

A EESC possui mais de 70 grupos de pesquisa, em diversas áreas da engenharia, abertos ao trabalho colaborativo e a parcerias com empresas e outros setores. Para promover e orientar a aproximação entre as partes, a EESC conta com o Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação (EESCIn) que promove diversas oportunidades para a comunidade com o objetivo de contribuir com o processo de inovação tecnológica e o desenvolvimento social.

Saiba mais

GRUPOS, PROJETOS E OUTRAS ATIVIDADES DE CULTURA E EXTENSÃO

Organizados por alunos de graduação, no formatos de eventos ou grupos, estas atividades visam à prestação de serviços à comunidade, ao desenvolvimento de novas tecnologias ou à participação em competições nacionais e internacionais, coloca em prática os conhecimentos aprendidos por nossos alunos e integrar diversas áreas da engenharia é o principal objetivo dos grupos, projetos e outras atividades de extensão universitária. Saiba mais.

Grupo Endereço eletrônico Atividade fim
EESC jr. https://eescjr.com.br/ e https://www.facebook.com/EESCjr/ Nossa missão fala sobre "Transformar vidas por meio de engenharia e arquitetura". Essa transformação é dada tanto na vida dos nossos clientes, por meio de soluções completas nas variadas áreas de engenharia e arquitetura. Além disso, temos uma transformação interna dos nossos membros, onde potencializamos o aprendizado da sala de aula por meio da execução de projetos reais.
Grupo SEMEAR www.semear.eesc.usp.br O SEMEAR é um grupo extracurricular da EESC cuja missão é aplicar e expandir o conhecimento da graduação a partir do desenvolvimento de projetos inovadores em engenharia e robótica, complementando a formação acadêmica e profissional de seus membros. Os mais de 60 alunos de engenharia da EESC que formam o grupo são responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e execução de projetos em diversas áreas da engenharia e robótica, trabalhando diretamente com tecnologias em mecatrônica, mecânica, eletrônica, programação e gestão. O SEMEAR desenvolve robôs autônomos e controlados para competições, desenvolve projetos em parceria com empresas e laboratórios de pesquisa, realiza cursos e workshops com temas relacionados à sua área de atuação e participa e organiza eventos de tecnologia e com viés social.
Ramo Estudantil IEEE - USP São Carlos https://www.facebook.com/ieeeuspsc O Ramo tem por finalidades a difusão do conhecimento prático e teórico
das ciências, com foco nas ciências exatas, e das engenharias, com foco na
engenharia elétrica, entre os alunos do campus e habitantes da cidade de São
Carlos - SP. Para esse fim, realizamos e promovemos projetos, workshops, palestras e visitas técnicas.
EESC-USP Tupã https://tupa.eesc.usp.br/ Projeto de um carro de fórmula elétrico
EESC USP Baja SAE https://www.bajaeescusp.com/ O projeto Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepção, projeto detalhado e construção de um carro off-road. A equipe EESC USP Baja SAE tem como desafio, aliar os objetivos de excelência em competições com sua missão, que é contribuir ativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional dos membros.
EESC-USP Aerodesign https://www.facebook.com/eesc.usp.aerodesign/ A equipe EESC-USP Aerodesign tem como objetivo projetar e construir aviões cargueiros radiocontrolados, visando a participação nas competições de Aerodesign realizadas pela SAE tanto no Brasil, como nos EUA.
EESC-USP Formula SAE www.formula.eesc.usp.br A equipe EESC-USP Formula SAE tem como atividade fim construir um protótipo veicular de alta performance do tipo Fórmula, enquanto desenvolvemos as capacidades de engenharia e trabalho em grupo dos membros que a compõe.
EESCuderia Mileage https://www.facebook.com/eescuderiamileage/ A EESCuderia Mileage é um grupo extracurricular automobilístico que busca integrar, harmonizar e complementar os conhecimentos da graduação, proporcionando, às pessoas envolvidas, o desenvolvimento de habilidades técnicas, trabalho em equipe, noções de administração, contato com empresas, entre outras habilidades, além de construir uma mentalidade voltada à sustentabilidade. Portanto, temos como missão o desenvolvimento pessoal e técnico dos membros e futuros engenheiros formados pela EESC, a fim de que possam ingressar no mercado de trabalho mais capacitados, atualizados e com uma linha de pensamento voltada à sustentabilidade. Ademais, procuramos propagar nosso propósito, aplicando os valores defendidos por este time para além da oficina, em suas vidas acadêmicas e pessoais, sendo tais valores: ser sustentável, ser eficiente e ser proativo.
Para isso, temos como projetos principais o desenvolvimento e manufatura de protótipos veiculares de alta eficiência energética, sendo normalmente um movido à energia elétrica e outro a etanol, ambos com foco na competição Shell Eco-Marathon, atualmente a maior competição automobilística de eficiência energética.
Warthog Robotics https://www.wr.sc.usp.br Pesquisa, desenvolvimento e extensão em robótica móvel
TOPUS - Pesquisas Aeroespaciais https://www.facebook.com/grupotopus/ O TOPUS existe para desenvolver e difundir o conhecimento sobre foguetemodelismo e tecnologia aeroespacial, com foco em aperfeiçoamento técnico, inovação e trabalho em equipe.
ADA - Projetos em Engenharia de Computação https://www.facebook.com/ADAProjetosEC/ O grupo atua fornecendo soluções a partir de engenharia de computação tanto para o meio universitário como para a comunidade
Projeto Semente https://www.facebook.com/semente.usp/ O Projeto Semente visa fornecer uma educação mais tecnológica para estudantes de escolas públicas, a partir de aulas semanais e por meio de um time de voluntários universitários que ministram aulas como de robótica, pensamento computacional e empreendedorismo.
Grupo de Estudos e Intervenções Sócio Ambientais (GEISA) Ambientais https://www.facebook.com/geisasaocarlos/ Buscamos enxergar as problemáticas sociais e ambientais de forma integrada e trabalhar essas questões com a comunidade na qual estamos inseridos. Neste sentido, nossas principais ações são Grupos de Estudos, nos quais refletimos e discutimos, normalmente com leitura prévia, sobre temas que englobam essas problemáticas; e as Intervenções, atividades diversas que visam colocar em prática os conhecimentos adquiridos de forma a materializar o conceito de extensão universitária.
Zenith EESC USP http://zenith.eesc.usp.br/ O grupo Zenith EESC USP atua na área de Engenharia Aeroespacial. Atualmente o grupo possui 3 frentes de projeto: sondas científicas, sondas educacionais e nanossatélites.

As sondas são totalmente projetadas por membros do grupo e por meio de balões de gás hélio são enviadas para a estratosfera em altitudes próximas de 30km. Nas sondas científicas, são enviados experimentos elaborados por membros do Zenith ou parceiros da equipe. Já nos projetos educacionais, são enviados para a estratosfera experimentos de crianças e adolescentes de todo o Brasil como um meio de aproximação desses estudantes das atividades espaciais.

Em relação aos nanossatélites, o grupo trabalha com satélites da categoria "CubeSat" (um satélite em formato de cubo com arestas de 10cm). Até o momento o Zenith já construiu 2 protótipos de nanossatélites com foco na participação da competição CubeDesign (competição internacional de CubeSats organizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE).
Grupo de Manutenção de Aeronaves - GMA https://www.facebook.com/gmausp/ O Grupo de Manutenção de Aeronaves foi criado com o propósito de complementar a graduação, melhorar a preparação e aumentar a capacitação dos estudantes, para melhor ingressar no mercado de trabalho e nas áreas de pesquisa, assim como em outras atividades, direta ou indiretamente, relacionadas à Engenharia Aeronáutica.
Também tem a missão de proporcionar na Universidade o ambiente empresarial do meio aeronáutico, atrair empresas do ramo para atuarem junto à Universidade, disponibilizar plataforma experimental para a área de pesquisa, auxiliar professores com material didático e recuperar patrimônios da Universidade e da Aviação Geral.
Equipe de Concreto USP São Carlos https://www.facebook.com/econeescusp/ Desenvolver pesquisas e trabalhos em concreto para competir no Congresso Brasileiro do Concreto IBRACON
Grupo organizador da Semana da Engenharia Civil - SEC https://www.facebook.com/seceescusp/ A principal atividade é a organização da Semana da Engenharia Civil, que conta com palestras, mesas-redondas, estudos de caso, além de minicursos, workshops e viagens técnicas. A comissão não atua somente na semana, realiza também eventos paralelos semelhantes aos da semana ao longo do ano.
Grupo organizador da Semana da Engenharia Mecânica https://www.facebook.com/sameca.usp/ A SEMEC tem por missão complementar a formação dos engenheiros mecânicos, tanto aos que estão vinculados a comissão organizadora quanto aos que participam dos eventos.
Sua principal atividade é organizar a Semana Acadêmica do curso de Engenharia Mecânica, na qual são oferecidos aos estudantes de Engenharia Mecânica cursos profissionalizantes, palestras, mesas redondas e visitas técnicas a fábricas de relevância nacional. Além disso, a SEMEC organiza eventos pontuais durante o ano, com temas que estão em alta na sociedade, promovendo a discussão quanto ao papel do engenheiro mecânico nesses casos.
Grupo organizador da Semana de Engenharia Aeronáutica http://seausp.eesc.usp.br O principal objetivo da SEA é expor aos participantes os principais problemas e desafios enfrentados pelos centros de pesquisa e empresas do setor aeroespacial. Realizamos isso através de palestras, visitas técnicas, minicursos, mesas redondas e mesmo com a interação entre os participantes. Temos como propósito "Complementar a formação do Engenheiro Aeronáutico" e ele nos guia por todas as nossas decisões. Desde sua criação, em 2004, já tivemos mais de 4700 inscritos, que puderam aproveitar as mais de 160 palestras, 80 minicursos e 60 viagens técnicas oferecidas (o histórico completo pode ser visto no site)
Grupo organizador da Semana de Engenharia Mecatrônica (Sematron) https://www.sematron.com.br/ Há 15 anos reunindo estudantes de engenharia para o intercâmbio de conhecimento.

Nossa missão é promover o intercâmbio de conhecimento através de eventos acadêmicos de excelência, que conectem pessoas, aproximem-nas dos novos conceitos de tecnologia e engenharia mecatrônica e sirva como ponte entre o mercado de trabalho e o ambiente acadêmico. Com isso nos consolidamos como um grupo que realiza eventos acadêmicos de grande impacto no cenário nacional.
No primeiro semestre organizamos a Semana da Engenharia Mecatrônica, sendo esta a maior semana da área na América Latina, contamos com cerca de 500 participantes a cada edição, entre eles alunos de universidades brasileiras, de países latino-americanos e também alunos do ensino médio . No segundo semestre organizamos palestras, cases e mesa-redondas, com o objetivo de trazer conhecimento para os alunos do campus, além de alinhar e preparar nossos membros para a SEMATRON.
Grupo organizador da Semana da Engenharia Ambiental - SEA https://eescsea.vpeventos.com A SEA é um evento anual organizado por uma comissão de graduandos do curso de Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC, sendo constituída por palestras expositivas, mesas-redondas, visitas técnicas, feira de oportunidades e “challenges” baseados em problemáticas reais de empresas patrocinadoras, evento culturais e sociais além de minicursos que abordam temas atuais e diversificados, com o intuito de instigar e aprimorar a visão crítica dos participantes, dentre os temas podem-se citar: gestão ambiental, planejamento urbanístico, educação ambiental, inovações na área ambiental, entre outros. O evento é autogerido pelos discentes do curso de Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) e preza por um organização horizontal, onde a reunião ordinária às quartas feiras (13 às 14:20h) é soberana sob a tomada de decisões.
A comissão organizadora visa, a cada ano, promover um evento com um diferencial, adotando medidas mais sustentáveis. Procura-se reduzir o consumo de recursos naturais, oferecer alimentação diversificada, destinar corretamente todo resíduo gerado durante o evento, assim como, buscar, nas tecnologias disponíveis, uma redução contínua da geração de resíduos. Estas medidas são guiadas pelo Plano de Sustentabilidade, documento voltado para realização de eventos acadêmicos, tendo sido elaborado e executado de forma pioneira pela SEA no campus da USP de São Carlos: o mesmo estabelece metas de curto, médio e longo prazo sendo desenvolvido e melhorado a cada edição da Semana.
A Semana tem como um de seus objetivos específicos, a realização de uma campanha de arrecadação, envolvendo a colaboração e solidariedade, não só de campus, como também da cidade de São Carlos, harmonizando com o pilar social da sustentabilidade.
O grupo ainda preza pela horizontalidade em sua gestão organizacional prezando por comprometimento, ética, responsabilidade social, responsabilidade ambiental, respeito e união.
Secretaria Acadêmica da Engenharia Mecatrônica (SAdEM) https://mksadem.com.br/ A SAdEM tem como missão "Acolher todos os alunos da Engenharia Mecatrônica em um espaço unido de inovação e desenvolvimento interpessoal". A secretaria desenvolve diversas atividades que têm como objetivo melhorar a experiência dos alunos da Mecatrônica na faculdade e, dentro desse escopo, podemos destacar algumas: Fórum da Engenharia Mecatrônica, questionários de feedback para professores, minicursos e viagens técnicas, produtos com identidade do curso, eventos de integração, entre outros. Além disso, buscando retribuir para a sociedade o benefício de estudarmos em uma Universidade pública, realizamos diversas ações sociais, como doações de sangue, doações de cabelo, visitas a creches, palestras de primeiros socorros, arrecadações de brinquedos para crianças carentes no Natal, entre várias outras. Todas essas atividades promovem, ainda, o desenvolvimento pessoal dos nossos membros, que trabalham habilidades como comunicação, organização e gestão de pessoas.
Secretaria Acadêmica Pró-Ambiental (SAPA). https://www.facebook.com/sapa.caaso/ A SAPA atua buscando representar os discentes do curso de engenharia ambiental da EESC - USP. Nossa secretaria acadêmica se divide em três eixos: curricular e representação em colegiados; integração e atividades culturais; e conscientização política para melhoria da atuação como profissionais do meio ambiente.
Uma vez por ano ocorrem eleições de chapa para ocupar os cargos da SAPA, pleito para o qual todos os alunos de graduação do curso podem se candidatar e/ou votar.
O grupo ocupa uma sala concedida pela USP no prédio da engenharia ambiental, na área 2, sala mantida pelos próprios integrantes da secretaria acadêmica, com suporte de professores e funcionários do prédio, quando necessário. A sala é aberta, e pode ser ocupada por qualquer associado à USP. O espaço é essencial para o bem estar dos alunos que frequentam o prédio, sendo local de estudos, integração, aprendizado, leitura e descanso.
Na prática, algumas atividades desenvolvidas dentro dos eixos do grupo são:
- Jornal quinzenal para divulgação de atualidades socioambientais;
- Criação anual da Comissão de Recepção, para organização das atividades da semana de recepção junto ao CAASO (Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira) e a EESC;
- Organização de eventos integrativos no prédio da engenharia ambiental, visando desenvolver relações dos alunos entre si, e também com professores e funcionários. Exemplos: Pizzadas, rodas de debate, grupos de estudos e discussões, sarau, etc;
- Avaliação semestral de professores, através da consulta online aos alunos regularmente matriculados no curso de engenharia ambiental. A avaliação é apresentada e debatida com a Coordenação de Curso (CoC), visando pautar problemas e buscar melhorias;
- Acompanhamento das disciplinas, visando buscar o aprimoramento da grade curricular e desenvolver práticas modernas de ensino, através da comunicação com a CoC;
- Participação de diversos órgãos colegiados, como CoC, CG e Congregação, através do acompanhamento com representantes discentes, para desenvolver melhor comunicação entre discentes e colegiados;
- Entre outras atividades que seguem os três eixos principais, citados acima.
Secretaria Acadêmica da Mecânica https://www.facebook.com/sameca.usp/ A SAMECA tem como missão servir de órgão representativo dos alunos da engenharia mecânica, proporcionar oportunidade de crescimento pessoal e profissional, complementando a formação acadêmica através de minicursos, viagens técnicas, integração de alunos e professores, palestras, entre outros, e servindo de interface entre os alunos, a faculdade e o mercado de trabalho.
Secretaria Acadêmica da Engenharia de Computação (SAEComp) https://www.saecomp.com.br/ Oferecemos suporte acadêmico e representatividade frente aos órgãos da Universidade de São Paulo para todos os alunos de graduação do curso de Engenharia de Computação. Nossa organização é composta somente por alunos de graduação do curso de Engenharia de Computação, dessa forma, estamos inseridos no ambiente e no grupo que queremos impactar, alcançando nossos objetivos a partir da integração das turmas e dos indivíduos.
Secretaria Acadêmica Pró-Produção https://www.facebook.com/proproducao/ Ser representante dos estudantes da Engenharia de Produção, facilitar a sua vida universitária e colaborar com o desenvolvimento de sua capacidade crítica. Isso tudo por meio de atividades diversas, divididas em algumas áreas: Acadêmico-Profissional, Comunicação, Eventos, Esportes e Gestão de Pessoas.
O primeiro é responsável pela realização de minicursos, alterações curriculares e atividades que visam a melhoria do curso.
O segundo tem como principais funções fazer produtos para os alunos do curso de Engenharia de Produção e também do campus, e gerenciar as redes sociais da secretaria acadêmica.
O terceiro é responsável pela realização dos eventos de integração da comunidade da Produção, atividades sociais e culturais abertos ao campus para aumentar a visibilidade do Pró-Produção.
O quarto trabalha pela valorização da cultura do esporte na Engenharia de Produção, por meio de organizações de treinos para o JIP (Jogos Interprodução).
O último é responsável pela manutenção do clima organizacional, processo de entrada e capacitação dos membros.
SA-SEL - Secretaria Acadêmica da Engenharia Elétrica https://www.facebook.com/sasel.usp/ A SA-SEL visa ser um órgão de representação dos alunos da engenharia elétrica da USP São Carlos, para tal, buscamos tornar o curso e a vida acadêmica dos alunos mais agradável através de uma série de projetos, nas áreas de:
Atividades Acadêmicas
Atividades Culturais
Atividades Sociais
Eventos de Integração
Confecção de Produtos Acadêmicos
Contamos com um time de mais de 40 membros que se empenham para realizar essas atividades e tornar o ambiente acadêmico um lugar melhor.
SAAero - Secretaria Acadêmica da Engenharia Aeronáutica https://www.facebook.com/saaeroeescusp/ A SAAero busca representar os alunos da graduação da Engenharia Aeronáutica, sendo o principal canal entre estes e o meio docente. Ainda, buscar realizar atividades de integração, projetos sociais e criação de itens que representem o curso.
Grupo organizador do SEnC - Semana da Engenharia de Computação https://senc.com.br
A Semana da Engenharia de Computação (SEnC) é um evento organizado pelos alunos de engenharia de computação da USP - São Carlos que visa fortalecer a identidade profissional do engenheiro de computação.
O principal objetivo do evento é fortalecer a identidade do engenheiro de computação no mercado e no próprio curso.

ARTE E CULTURA

Arte e cultura também fazem parte da rotina dos estudantes da EESC, é incentivada a criação e manutenção de grupos e projetos culturais voltados às diversas linguagens e formas de expressão artísticas, os quais tem espaço para cadastrar suas atividades junto à Comissão de Cultura e Extensão e ter apoio para o seu desenvolvimento. Conheça as atividades cadastradas clicando aqui.

OPORTUNIDADES USP

USP e as Profissões

O programa tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. Além do catálogo publicado anualmente, o programa compreende as Feiras de Profissões e um calendário de visitas de estudantes do Ensino Médio e cursinhos pré-vestibulares à USP.
[+] Saiba mais

USP 60+

Destinado a quem tem mais de 60 anos, esse programa visa a troca de informações e experiências com os jovens estudantes, compartilhando o mesmo ambiente de estudo e de convivência, além de possibilitar às pessoas mais maduras atualizar e aprofundar seu conhecimentos em área de seu interesse.
[+] Saiba mais

Giro Cultural

É um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo que tem o objetivo de estimular a divulgação da grande riqueza do patrimônio arquitetônico, artístico e cultural – material e imaterial – da USP, muitas vezes, desconhecida pela própria comunidade uspiana e pelo público em geral que frequenta ou visita a Universidade.
[+] Saiba mais

Nascente

O Programa Nascente tem o intuito de mapear e estimular a produção cultural dos alunos da USP, premiando o fazer artístico em sete áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audivisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto.
[+] Saiba mais