Empreendedorismo e Inovação

A EESC, ao longo de sua história, vem demonstrando um papel decisivo no desenvolvimento tecnológico da região e do país, com uma capacidade ímpar para gerar competências na área de engenharia.

Seus professores, pesquisadores e alunos, além de sua infraestrutura diferenciada, representam um potencial significativo de geração de descobertas, invenções e tecnologias. O desafio, então, é transformar este potencial em inovação, gerando valor para o coletivo por meio do aumento da produtividade do país, geração de riquezas e oportunidades de emprego.

Neste contexto, em 2014, foi criado o Centro Avançado EESC para Apoio à Inovação, o EESCin, com a missão de organizar e incrementar este ecossistema de inovação, atuando como um agente de aproximação das tecnologias em desenvolvimento na EESC com as empresas de base tecnológica, estimular a inovação e contribuir para a formação empreendedora da comunidade acadêmica.

MISSÃO
Apoiar a transferência para o mercado das tecnologias em desenvolvimento na EESC e promover a formação empreendedora nos diversos níveis de ensino e pesquisa.

VISÃO
Ser um agente facilitador para a concretização de um ecossistema de inovação capaz de complementar o esforço de ensino e pesquisa já realizado na EESC.

OBJETIVOS

  • Atender às demandas da Universidade por iniciativas de empreendedorismo e inovação nas unidades;
  • Fortalecer a inovação nas atividades de ensino e pesquisa na EESC;
  • Despertar o interesse dos alunos pela inovação e o empreendedorismo;
  • Apoiar os docentes no processo de transferência das tecnologias geradas na EESC;
  • Ser um canal de interação entre a sociedade e a EESC;
  • Contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.

NÍVEIS DE ATUAÇÃO

LINHAS DE AÇÕES

PROJETOS DE APOIO À INOVAÇÃO (PRÉ-INCUBAÇÃO)

O EESCin orienta alunos, professores e grupos de pesquisa nos primeiros passos para o desenvolvimento de modelos de negócio e apoia, por meio da infraestrutura instalada na EESC, as demandas individuais de cada projeto, como por exemplo: a busca por testes e instrumentação laboratorial, redes de mentorias e investimentos, espaços de desenvolvimento, entre outros, de modo a garantir que boas ideias evoluam com segurança para um futuro empreendimento.

DESAFIOS TECNOLÓGICOS, DISCIPLINAS

Com foco no empreendedorismo tecnológico, o EESCin promove, em parceria com outros órgãos da universidade e da sociedade, atividades que estimulam a busca por soluções tecnológicas, por meio de hackathons, disciplinas ou oficinas de inovação. Também apoia os docentes para o oferecimento de disciplinas do tipo Project Based Learning.

PARCERIAS COM OUTRAS INSTITUIÇÕES E EMPRESAS

Com o objetivo de apoiar empresas e outros setores da sociedade na solução de problemas das áreas de engenharia, o EESCin é um canal de acesso à toda a competência científica e tecnológica gerada na EESC. Estas parcerias além de colaborar com a solução de problemas da sociedade, torna-se um campo fértil para a formação dos alunos e o desenvolvimento da pesquisa aplicada.

APOIO NA MELHORIA E MUDANÇA DOS ESPAÇOS

Com vistas às metodologias ativas para o ensino e o compartilhamento de espaços e materiais, o EESCIn apoia a reestruturação de laboratórios e outros espaços acadêmicos para atender às novas demandas curriculares, bem como eventos e o trabalho compartilhado.

COMO FIRMAR UMA PARCERIA NO ECOSSISTEMA EESC

A EESC efetua parcerias com empresas ou com outras organizações dos diferentes setores da sociedade que tenham interesse no desenvolvimento de soluções tecnológicas relacionadas às áreas da engenharia em que atua.

1
Demanda científica e/ou tecnológica

Os interessados em firmar parceria com a EESC e obter apoio do EESCin devem encaminhar suas demandas, por meio do endereço eescin@eesc.usp.br, que avaliará as possibilidades de atendimento.


Acolhimento da demanda

Havendo possibilidade de atendimento, o EESCin nomeará uma equipe técnica para o acolhimento da(s) demanda(s), estudo e proposição de um plano de apoio.

2

3
Aplicação e desenvolvimento

O plano de apoio sendo aprovado entre as partes, o EESCin apoiará sua execução, podendo ter seu desenvolvimento por meio de disciplinas curriculares, eventos formatados especificamente para atender a demanda ou a simples intermediação com grupos de pesquisa ou de extensão universitária.


Encaminhamentos e entregas finais

O EESCin acompanhará o plano de ação até sua finalização e entregas previstas ou até o seu encaminhamento para outros setores, caso a demanda exija processos formalizados por meio de contrato ou convênio, como é o caso de parcerias para o desenvolvimento de pesquisa com grupos da EESC.

4

5
Oportunidades

Entre as diversas oportunidades que apoiam a colaboração entre universidades e empresas, destacam-se a Lei de Inovação 10.973 de 02/12/04, a Lei do Bem (Lei 11.196/05), o Marco legal de inovação - decreto nº 9.283 de 07/02/2018, recursos dos fundos setoriais do MCTIC, financiamentos PIPE FAPESP e Resolução USP Nº 7662, de 22/05/2019.

Contato:

eescin@eesc.usp.br
(16) 3373-9244