CALENDÁRIO ADMINISTRATIVO 2021

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2020

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2021

Janeiro
Dia da Confraternização Universal.
4 INÍCIO DO PERÍODO DE REPOSIÇÃO DE AULAS/ATIVIDADES do 1º e 2º SEMESTRES DE 2020.
29 Data limite para Inscrição da Transferência Interna.

Fevereiro
18 a 22 INÍCIO DO PERÍODO DE MATRÍCULA DOS ALUNOS para o 1º semestre letivo de 2021 (1ª Interação).

ATENÇÃO: O aluno deverá inscrever-se, preferencialmente, na 1ª Interação, para participar da seleção das disciplinas/turmas de seu Período Ideal, e dar às Unidades noção mais precisa da demanda por vagas. É necessário inscrever-se em, ao menos, uma das interações de matrícula
23 e 24 Ajustes de vagas nas Turmas pelas Unidades
25 e 26 1ª consolidação das matrículas.
26 DATA LIMITE para cadastro, no Sistema Júpiter, dos resultados das vagas preenchidas na Transferência Interna e do número de vagas por curso que serão oferecidas para o Processo de Pré-Seleção da Transferência Externa.

Março
DATA LIMITE para divulgação dos resultados da Transferência Externa 2020/2021 e comunicação, à Pró-Reitoria de Graduação, do número de vagas preenchidas, por curso.
1º a 8 2ª e última interação de matrícula
6 FINAL DO PERÍODO DE REPOSIÇÃO DE AULAS/ATIVIDADES do 1º e 2º SEMESTRES DE 2020.
8 a 20 Período para realização da recuperação, incluindo 1º, 2º semestres e período de reposição.
8 e 9 Inscrição de estudantes especiais, condicionada à existência de vagas nas disciplinas.
8 e 9 Inscrição de graduados de nível superior, condicionada à existência de vagas nas Unidades e processo seletivo.
9 e 10 Ajustes de vagas nas Turmas pelas Unidades.
11 e 12 2ª e última consolidação das matrículas.
15 e 16 PERÍODO DE EXCLUSÃO de disciplinas optativas, pelos alunos, no Sistema Júpiter, para as Unidades participantes.
8h do dia 19 até às 16h de 23 de março Matrícula NÃO PRESENCIAL dos ingressantes em 1ª chamada pela FUVEST – via Internet.
25 a 31 Período de REQUERIMENTO DE MATRÍCULA ONLINE DOS ALUNOS, pelo sistema júpiter, a critério da unidade.
25 a 31 Período de RETIFICAÇÃO DE MATRÍCULA DOS ATUAIS ALUNOS, para o 1º semestre, a critério da unidade (os alunos devem verificar quais são os prazos de suas unidades).
26 DATA LIMITE para transcrição e validação, no sistema Júpiter, da 2ª avaliação (RECUPERAÇÃO), incluindo 1º e 2º semestres e período de reposição.
26 PRAZO FINAL para publicação, pela Pró-Reitoria de Graduação, do Edital com os critérios para a prova de Pré-Seleção, a ser realizada pela FUVEST, para a Transferência Externa, com ingresso no 2º período letivo de 2021 ou no 1º período letivo de 2022 (a critério da Unidade).
8h do dia 29 até às 16h de 30 de março Matrícula NÃO PRESENCIAL dos ingressantes em 2ª chamada pela FUVEST – via Internet.
31 DATA MÁXIMA para que as Unidades realizem o cadastramento e encaminhem, à PróReitoria de Graduação, as alterações das Estruturas Curriculares válidas a partir do 2º semestre de 2021.
31 PRAZO FINAL para publicação e comunicação, à Pró-Reitoria de Graduação, dos editais de transferências, contendo os critérios para a segunda etapa das provas, a serem realizadas nas Unidades.

Abril
1 a 30 PERÍODO DE AJUSTES para que as Unidades efetuem regularização de pendências no cadastramento e encaminhamento das alterações curriculares à Pró-reitoria de Graduação, válidas a partir do 2º semestre de 2021.
1 a 12 Período de análise dos requerimentos de matrícula, pelos docentes, a critério da Unidade.
8h do dia 05 até às 16h de 06 de abril Matrícula NÃO PRESENCIAL dos ingressantes em 3ª chamada pela FUVEST – via Internet.
8h do dia 05 até às 16h de 07 de abril Manifestação de interesse na vaga (no site da FUVEST) - Adesão à lista de espera.
12, 13 e 14 MATRÍCULA PRESENCIAL para os candidatos convocados em 1ª, 2ª e 3ª chamadas e que realizaram a matrícula via internet.
12 INÍCIO DAS AULAS DO 1º SEMESTRE LETIVO
12 a 16 Semana de Recepção aos Calouros.
13 a 23 Período de análise dos requerimentos de matrícula, pelo Serviço de Graduação, a critério da Unidade.
8h do dia 20 até as 12h de 22 de abril Matrícula NÃO PRESENCIAL dos ingressantes em 1ª lista de espera pela FUVEST – via Internet.
21 Tiradentes. Não haverá aula.
8h do dia 27 até as 12h de 28 de abril Matrícula NÃO PRESENCIAL dos ingressantes em 2ª lista de espera pela FUVEST – via Internet.
30 DEFERIMENTO AUTOMÁTICO, pelo Sistema Júpiter, dos requerimentos de matrícula sem parecer.

Maio
Dia do Trabalho. Não haverá aula.
8h do dia 03 até as 12h de 04 de maio Matrícula NÃO PRESENCIAL dos ingressantes em 3ª lista de espera pela FUVEST – via Internet.
7 DATA MÁXIMA para matrícula de estudantes especiais, graduados e outros que não se enquadrem nas hipóteses de matrícula dos atuais alunos.
10, 11 e 12 MATRÍCULA PRESENCIAL para os candidatos convocados em 1ª, 2ª e 3ª listas de espera e que realizaram a matrícula via internet.
14 DATA MÁXIMA para trancamento de matrícula em disciplinas, respeitando os critérios estabelecidos nas resoluções vigentes.
21 DATA MÁXIMA para que as Unidades finalizem entendimentos sobre oferecimento de disciplinas a outras Unidades.
28 DATA MÁXIMA para entrega, ao Serviço de Graduação, dos horários das disciplinas e respectivas turmas para o 2º semestre.
31 DATA MÁXIMA para que as Unidades encaminhem propostas de disciplinas a serem ministradas entre períodos letivos regulares (disciplinas intersemestrais de julho).
31 PRAZO FINAL para que Museus e Institutos Especializados encaminhem, à PróReitoria de Graduação, as disciplinas que serão ministradas em 2022.

Junho
3 Corpus Christi. Não haverá aula.
4 e 5 Recesso (Corpus Christi). Não haverá aula
30 PRAZO FINAL para que as Unidades encaminhem à Pró-Reitoria de Graduação o período de realização das provas / trabalhos de recuperação.

Julho
9 Revolução Constitucionalista de 1932. Não haverá aula.
10 Recesso (Revolução Constitucionalista de 1932). Não haverá aula.
12 a 19 PERÍODO DE MATRÍCULA DOS ALUNOS para o 2º semestre de 2021 (1ª Interação).

ATENÇÃO: o aluno deverá inscrever-se, preferencialmente, na 1ª Interação, para participar da seleção das disciplinas/turmas de seu Período Ideal, e dar às Unidades noção mais precisa da demanda por vagas. É necessário inscrever-se em, ao menos, uma das interações de matrícula.
20 e 21 Ajustes de vagas nas turmas pelas Unidades.
22 e 23 1ª consolidação das matrículas.
26 Início da 2ª e última interação de matrícula.
31 ENCERRAMENTO DAS AULAS DO 1º SEMESTRE

Agosto
2 Final da 2ª e última interação de matrícula.
2 a 11 Período para realização da recuperação *
3 e 4 Ajustes de vagas nas turmas pelas Unidades.
5 e 6 2ª e última consolidação das matrículas.
5 e 6 Inscrição de estudantes especiais, condicionada à existência de vagas nas disciplinas.
6 DATA MÁXIMA para cadastro e/ou entrega, pelos docentes, das listas de avaliação final do 1º semestre, respeitando-se, quando houver, os prazos das unidades, sem ultrapassar o limite estabelecido.
* A Unidade poderá solicitar se necessário, prorrogação do final do período.

2º Semestre Letivo de 2021


Agosto
9 INÍCIO DAS AULAS DO 2º SEMESTRE.
9 e 10 Período de exclusão de disciplinas optativas, pelos alunos, no Sistema Júpiter, para as Unidades participantes.
11 a 17 Período de REQUERIMENTO DE MATRÍCULA ONLINE DOS ALUNOS, pelo sistema júpiter, a critério da unidade.
11 a 17 Período de RETIFICAÇÃO DE MATRÍCULA DOS ATUAIS ALUNOS, para o 2º semestre, a critério da Unidade (os alunos devem verificar quais são os prazos de suas Unidades).
14 DATA LIMITE para transcrição e validação, no sistema Júpiter, da 2ª avaliação (RECUPERAÇÃO) referente ao 1º PERÍODO LETIVO DE 2021.
18 a 23 Período de análise dos requerimentos de matrícula, pelos docentes, a critério da Unidade.
24 a 27 Período de análise dos requerimentos de matrícula, pelo Serviço de Graduação, a critério da Unidade.
31 Deferimento automático, pelo Sistema Júpiter, dos requerimentos de matrícula sem parecer.
31 DATA MÁXIMA para que as Unidades realizem o cadastramento e encaminhem, à PróReitoria de Graduação, as alterações curriculares válidas a partir do 1º semestre de 2022.

Setembro
1 a 30 PERÍODO DE AJUSTES para que as Unidades efetuem regularização de pendências no cadastramento e encaminhamento das alterações curriculares à PRG, válidas a partir do 1º semestre de 2022.
3 DATA MÁXIMA para matrícula de estudantes especiais, graduados e outros que não se enquadrem nas hipóteses de matrícula dos atuais alunos.
6 Recesso (Independência do Brasil). Não haverá aula.
7 Independência do Brasil. Não haverá aula.
10 DATA MÁXIMA para trancamento de matrícula em disciplinas, respeitando os critérios estabelecidos nas resoluções vigentes.
30 DATA MÁXIMA para que as Unidades enviem à Pró-Reitoria de Graduação as alterações curriculares referentes ao Grupo III (Res. CoG 7030/14).
30 DATA que a Pró-Reitoria de Graduação disponibilizará às Unidades, pelo Sistema Júpiter, a informação dos alunos que incidiram na Lei Federal 12.089/2009 (Matrícula Simultânea em outras Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil - IPES).

Outubro
8 DATA LIMITE para divulgação dos resultados da Transferência Externa e comunicação, à Pró-Reitoria de Graduação, do número de vagas preenchidas, por curso.
11 Recesso (Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida). Não haverá aula.
12 Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Não haverá aula.
15 DATA LIMITE para que as Unidades finalizem entendimentos sobre oferecimento de disciplinas a outras Unidades.
22 PRAZO FINAL para entrega, ao Serviço de Graduação, dos horários de aulas das disciplinas e respectivas turmas para o 1º semestre de 2022.
27 DATA LIMITE para que as Unidades encaminhem propostas de disciplinas a serem ministradas entre períodos letivos regulares (disciplinas intersemestrais de dezembro/2021, janeiro e fevereiro/2022).
28 Consagração ao Funcionário Público. Não haverá aula.
29 e 30 Recesso (Consagração ao Funcionário Público). Não haverá aula.

Novembro
1 Recesso (Finados). Não haverá aula
2 Finados. Não haverá aula.
15 Proclamação da República. Não haverá aula.
26 DATA que a Pró-Reitoria de Graduação disponibilizará às Unidades, pelo Sistema Júpiter, a informação do número de vagas por Curso para o Processo de Transferência 2022.
30 PRAZO FINAL para que as Unidades encaminhem à Pró-Reitoria de Graduação o período de realização das provas / trabalhos de recuperação.

Dezembro
6 a 13 PERÍODO DE MATRÍCULA DOS ALUNOS para o 1º semestre de 2022 (1ª Interação).

ATENÇÃO: o aluno deverá inscrever-se, preferencialmente, na 1ª Interação, para participar da seleção das disciplinas/turmas de seu Período Ideal, e dar às Unidades noção mais precisa da demanda por vagas. É necessário inscrever-se em, ao menos, uma das interações de matrícula.
14 e 15 Ajustes de vagas nas turmas pelas Unidades.
16 e 17 1ª consolidação das matrículas.
17 PRAZO MÁXIMO para as Unidades que participarão do Processo de Transferência Interna disponibilizarem, no Sistema Júpiter, o número de vagas a serem oferecidas.
21 ENCERRAMENTO DAS AULAS DO 2º SEMESTRE.

Janeiro/2022
Dia da Confraternização Universal.
3 RETOMADA DAS AULAS DO 2º SEMESTRE/2021.
7 ENCERRAMENTO DAS AULAS DO 2º SEMESTRE/2021.
21 DATA MÁXIMA para cadastro e/ou entrega, pelos docentes, das listas de avaliação final do 2º semestre, respeitando-se, quando houver, os prazos das unidades, sem ultrapassar o limite estabelecido.

  1. Possíveis datas ou qualquer conjecturas sobre a retomada de atividades presenciais na USP serão tratadas em novo documento.
  2. Esse calendário poderá ser revisto quando houver uma situação epidemiológica e sanitária favorável.
  3. Solicitações específicas neste calendário em virtude de necessidades específicas de cursos e unidades poderão ser consideradas e deverão ser encaminhadas à Pró-Reitoria de Graduação.
  4. Em relação ao número de dias letivos, estamos cumprindo o que determina o Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020 – Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.
  5. Dadas as peculiaridades de alguns cursos da USP, podem ser estabelecidas datas diferentes das previstas para algumas atividades, desde que respeitadas as datas máximas previstas neste Calendário Escolar. Portanto, os alunos devem estar atentos a essas alterações, obtendo informações em suas Unidades
  6. Disciplinas Optativas:
    Os alunos interessados em solicitar matrícula em disciplinas optativas oferecidas por outras Unidades da USP, com base na Resolução nº 3045/86, Resolução CoG nº 4749/2000 e Resolução CoG nº 5237/2005, visando ao aperfeiçoamento de sua formação cultural e profissional, deverão inscrever-se em, pelo menos, uma das interações de matrícula. A classificação será feita pela média ponderada incluídas as reprovações, se houver, dando preferência aos possíveis formandos.
  7. Cancelamentos Administrativos:
    Os cancelamentos de matrícula dos alunos que incidiram no artigo 75, § 2º, incisos II, III, IV e V do Regimento Geral da Universidade de São Paulo serão processados pelo Sistema Júpiter na 1º quinzena de janeiro, 2º quinzena de abril, 1º quinzena de julho e 2º quinzena de setembro, salvo em casos excepcionais.