Período letivo sob agendamento:
2ª a 6ª feira: 8h às 18h

Dias sem expediente e horários especiais

Acesso por WhatsApp

biblioteca@eesc.usp.br

Professor da EESC-USP publica livro de graduação na área de semicondutores

19 de julho de 2022

Acaba de ser lançado, em língua inglesa, o livro Essentials Of Semiconductor Device Physics, de autoria do professor Emiliano R. Martins, pesquisador do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP).

Martins revela que a obra nasceu das notas de aulas que ele escreveu para o curso ‘SEL 0450: Semicondutores’ que ele mesmo leciona desde 2016. “O material evoluiu ao longo dos anos, muito em razão de feedbacks e comentários dos alunos. O livro em si foi escrito em 2020/2021, baseado nas notas de aula”, complementa o pesquisador.

“Semicondutores é um assunto notoriamente difícil de ensinar, porque envolve pré-requisitos que raramente são dominados por alunos de graduação. O grande diferencial do livro é o capítulo 1, no qual importantes conceitos como potencial químico, nível de Fermi e distribuição de Fermi-Dirac são ensinados sem exigir conhecimento prévio. Outros diferenciais são a linguagem amigável e acessível e os muitos exemplos e analogias utilizados para ilustrar os conceitos”, detalha Martins.

Segundo ele, o público-alvo do livro são alunos de graduação, principalmente em Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação e Física. “Mas ele também traz assuntos de interesse para alunos de pós-graduação e pesquisadores, como células solares”, ressalta o professor.

A editora da obra nos EUA, a John Wiley And Sons (Wiley), nesta primeira edição, produziu 400 exemplares físicos – que é o padrão da editora, cada um com 240 páginas. “Por enquanto o livro foi editado apenas em inglês, mas se for bem aceito no mercado existe a possibilidade para tradução para outras línguas. Não foi fechado nenhum acordo específico para tradução em língua portuguesa”, revela o pesquisador da EESC-USP.

O livro já está disponível para comercialização nos EUA e, segundo o autor, em breve também deverá ser vendido na Europa e no Brasil. A versão eletrônica, em formato Kindle®, pode ser baixada na Amazon. O capítulo 1 também está disponível gratuitamente para download em formato PDF, no site da editora.

“Estou feliz porque o livro foi muito bem recebido pelos revisores da editora. Um deles, inclusive, mencionou que a obra tem potencial para ser uma nova referência mundial no assunto”, comemora Martins.

Alexandre Milanetti, para a Assessoria de Comunicação da EESC