Período letivo sob agendamento:
2ª a 6ª feira: 8h às 18h

Dias sem expediente e horários especiais

Acesso por WhatsApp

biblioteca@eesc.usp.br

EESC-USP lança curso de especialização inédito de robótica e automação em formato EAD

22 de julho de 2022

A Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) acaba de lançar o curso de especialização em Automação Industrial e Robótica, em formato EAD, voltado a profissionais que desejam ou já têm contato com sistemas automatizados e robotizados e que precisam ter acesso desde aos conhecimentos mais básicos até os mais aprofundados, como a realização de projetos nessas áreas.

“Trata-se de setores que crescem numa velocidade maior à capacitação profissional. Empresas do Brasil e da América Latina demandam pessoas com esse tipo de conhecimento, o que nos motivou não apenas a criar esta especialização como também a oferecê-la 100% em formato EAD, permitindo que interessados que residem e/ou trabalham em regiões distantes de São Paulo tenham a oportunidade de realiza-la”, destaca Marcelo Becker, professor da EESC-USP e coordenador do curso. As aulas serão síncronas e assíncronas e todas as avaliações ocorrerão à distância.

Para atender à necessidade do mercado profissional, o conteúdo programático do curso contempla uma grade com variadas disciplinas voltadas não apenas à automação, como também voltadas ao projeto, como instrumentação, sensores, Inteligência Artificial e sistemas robóticos. Sistemas Embarcados, Sistemas de Controle, Robôs Andadores, Redes Neurais e Aprendizagem da Máquina, Redes Industriais e Embarcadas, Hidráulica e Pneumática para Automação, e Fundamentos em Projeto Focado em Customização são algumas das aulas que fazem parte da programação desta especialização, ou seja, conhecimentos essenciais para que o profissional possa atuar tanto em indústrias como em pesquisa.

Ao final do curso, o aluno terá compreensão completa sobre sistemas automatizados e de robótica, de modo que poderá desenvolver um trabalho de conclusão focando desde a automação de um sistema específico até o desenvolvimento de um robô aéreo ou um robô terrestre, com rodas, esteiras ou pernas, por exemplo.

Interessados de todo o Brasil podem fazer a sua inscrição até o dia 30 de novembro, no site mbaroboticaeautomacao.com, onde o candidato também pode obter informações sobre os critérios de seleção e de aprovação. O início das aulas está previsto para o dia 1º de março de 2023.