Período letivo sob agendamento:
2ª a 6ª feira: 8h às 18h

Dias sem expediente e horários especiais

Acesso por WhatsApp

biblioteca@eesc.usp.br

Projeto Elas na Engenharia recebe nova turma de alunas

20 de setembro de 2023

As atividades do projeto Elas na Engenharia da Escola de Engenharia de São Carlos já tiverem início para a turma de estudantes de 2023 (EESC-USP).

A palestra de abertura foi ministrada pelas bolsistas do projeto, no dia 1º deste mês, e contou com a participação especial da engenheira aeroespacial Ana Paula Rodrigues, da Embraer Defesa, onde trabalha há cinco anos no desenvolvimento de sistemas optrônicos em plataformas militares.

Sobre o projeto Elas na Engenharia, a palestrante destacou que “é extremamente importante divulgar a engenharia para as mulheres e principalmente a engenharia aeroespacial. Ainda é um curso muito novo no Brasil, a primeira graduação foi em 2010. Para se ter uma ideia, o CREA reconheceu a engenharia aeroespacial em 2018. É um curso recente e com pouquíssimas mulheres no Brasil. O número de mulheres na engenharia não é expressivo para a quantidade de engenheiros que nós temos no país, e as mulheres têm uma série de características muito peculiares que ajudariam muito na profissão. Como, por exemplo, a empatia e a capacidade de trazer conhecimentos soft skills humanas multidisciplinares para o ambiente de trabalho”.

Alunas acompanham a aula de abertura do Projeto Elas na Engenharia.

A coordenadora do projeto na EESC, professora Luciana Montanari, explica que o Elas na Engenharia é voltado para as meninas dos segundos e terceiros anos do ensino médio das escolas de São Carlos e região para incentivá-las a atuarem na área de exatas. “Nesta edição, abrimos um edital de inscrição para alunas das escolas públicas e particulares, com 30 vagas. O projeto é realizado nas dependências do campus USP São Carlos ,às sextas-feiras pela tarde, e tem quatro módulos: mecânica, eletrônica, geotecnia e química”.

Segundo Luciana, em cada módulo serão realizadas atividades ‘mão na massa’, onde as meninas do ensino médio poderão realizar experimentos, manipular instrumentos e equipamentos e fazer simulações de montagem de peças. Todas as atividades serão realizadas com o apoio de alunas, bolsistas e voluntárias da EESC e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), com supervisão de professores, pesquisadores e técnicos das duas Unidades.

“Espera-se que, com essas atividades e a vivência no contexto universitário, as meninas do ensino médio se sintam capazes e estimuladas a ingressar na USP e, mais ainda, na área de exatas. Já as nossas alunas bolsistas e voluntárias serão protagonistas durante a execução do projeto, com a oportunidade de ensinar temas que já foram aprendidos e desenvolvidos durante os seus cursos e desenvolver habilidades transversais e necessárias para a formação em engenharia e química, como ética, cidadania, liderança e pró-atividade. É realmente um projeto de extensão universitária, que ultrapassa os muros da universidade, beneficiando toda a comunidade”, complementa a coordenadora do projeto.

Aluna do colégio Objetivo em São Carlos, Sophia Labadessa, 17 anos, falou após a palestra inaugural do projeto que tem boas expectativas sobre as atividades: “Acho que a gente vai aprender bastante coisa com esse projeto, abrir várias oportunidades e ter bastante noção do que queremos fazer. Eu sempre pensei nessa área de exatas, mas esse ano eu coloquei na minha cabeça que eu queria fazer engenharia de materiais. E eu continuo com esse objetivo. Espero aprender bastante coisa, encontrar pessoas novas também”.

Já a estudante Letícia Pinheiro, 17 anos, aluna da escola Fúlvio Morganti, da vizinha cidade de Ibaté, disse que está particularmente muito interessada: “É uma coisa nova, que poucas meninas têm a oportunidade. Eu estou bem animada e a expectativa está lá em cima. Eu, particularmente, quero fazer engenharia mecânica ou engenharia aeronáutica”.

Na última sexta-feira, dia 15, aconteceu a primeira aula do módulo da engenharia mecânica.

Assessoria de Comunicação EESC-USP
Fotos: Umberto Patracon (Cetepe/EESC)