Período letivo:
2ª a 6ª feira: 8h às 21h30
Período de férias:
2ª a 6ª feira: 8h às 18h
(16) 3373-9247
(16) 3373-9257
05 de dezembro de 2024
No último dia 28 de novembro, a Diretoria da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC-USP), esteve reunida com a nova Diretoria do Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA), junto com o Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação da EESC e com o Diretor do Centro Avançado para Apoio à Inovação (EESCin), com o objetivo de debater as diretrizes futuras do centro. Trata-se de uma área situada em Itirapina, às margens da represa do Broa, pertencente a USP, e que abrigou importantes pesquisas da EESC desde sua criação, na década de 70. A proposta é abrir novas frentes de estudos e trabalhos científicos voltados ao meio ambiente, especialmente em razão do momento vivido pelo planeta, no contexto das mudanças climáticas.
Participaram da reunião Fernando Martini Catalano, Diretor da EESC, Prof. Edson Leonel, Presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação da EESC, Prof. José Carlos Melo Vieira Junior, Diretor do Centro Avançado para Apoio à Inovação (EESCin), o Prof. Eduardo Mario Mendiondo, Diretor do CRHEA, e a Profa. Valéria Guimarães Silvestre Rodrigues, Vice-Diretora do CRHEA, juntamente com o Prof. José Galizia Tundisi, ex-diretor do CRHEA e ex-diretor do CNPQ.
“O principal objetivo desse nosso encontro foi discutir o futuro do CRHEA com base nas recentes políticas da USP: a Política Ambiental, implantada com a Resolução 7465 da USP de 2018, e a Política de Inovação, por meio da Resolução 8162 da USP de 2021. Como o nosso centro já supera os 50 anos de atividades, torna-se fundamental prospectar os próximos períodos, tendo como foco os instrumentos destas leis, dentre eles o Plano Diretor Ambiental e os Núcleos de Inovação Tecnológica. Estes são elementos advindos desse novo arcabouço regulatório da USP, com novas regulamentações ambiental e de inovação com transformações para o futuro”, afirma Mendiondo.
Para os Diretores atuais do CRHEA, a reunião foi muito positiva, na qual se traçaram desafios e oportunidades estratégicas para o CRHEA, sediando também uma área de inovação dentro desse Plano Diretor que será elaborado. “E dentre esse aspecto de inovação, o que se alinha como algo urgente é a questão das mudanças climáticas, como elemento associado a Agenda 2030 da ONU e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, afirmaram a Profa. Valéria e o Prof. Mendiondo.
“Obviamente, para que essa estratégia seja aplicada com eficácia, necessitamos de um esforço interdisciplinar de todos os departamentos da EESC e as vocações da USP, que incluam atividades de Cultura e Extensão, de Graduação, de Pós-Graduação, bem como de Inclusão e Pertencimento. Portanto, todos os departamentos da EESC, em conjunto com a Diretoria e suas comissões estatutárias e seus centros poderão trabalhar para que nas próximas reuniões do conselho deliberativo do CRHEA perfilem esses elementos ligados às licitações, contratação de estudos, e também ações de diminuição dos passivos ambientais da nossa universidade. Claro, tudo isso mantendo nossa forte e reconhecida atuação na extensão e na pesquisa.”
“O nosso compromisso é com a Escola e com os Departamentos nesta fase de retomada de atividades”, destacam os Diretores.
A nova Diretoria do CRHEA-EESC/USP foi homologada em 6 de setembro de 2024 e tem um Conselho Deliberativo representando cada um dos Departamentos da EESC. Interessados em desenvolver atividades e esclarecer dúvidas podem enviar e-mail a crhea@eesc.usp.br e deverão preencher e ter autorização do Plano de Uso.