O maior diferencial desse curso, que já está em sua quarta edição oferecida de forma integrada entre graduação e pós-graduação, é que os temas são trabalhados em torno da resolução de casos reais, o que estimula a aplicação do conhecimento. Nessa edição, a empresa Braile Biomédica, fabricante de produtos médico-cirúrgico-hospitalares, foi o contexto de negócio usado nas atividades, e a EY Consultoria apoiou os estudantes na resolução do desafio proposto com o tema Transformação Digital.
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Para o gerente comercial nacional da Braile Biomédica, Henrique Soares Mello, a parceria foi um sucesso. “Quando você pensa em interação universidade/empresa, a expectativa comum é que o trabalho a ser produzido tenha uma série de inputs interessantes para a empresa, uma vez que os alunos detêm o conteúdo mais atual dos assuntos estudados, mas com uma aplicabilidade baixa. Porém, o que pudemos vivenciar durante o curso foram trabalhos de nível excelente, com conteúdo riquíssimo e com um grau altíssimo de implementação”.
Esse resultado foi possível devido ao intenso envolvimento com as empresas, que começou com uma apresentação da Braile sobre seus desafios reais e um Workshop de Ideação da equipe da EY, que ajudou os alunos na construção coletiva e ágil do case. A percepção do contexto foi completada com uma visita técnica à Braile Biomédica, em São José do Rio Preto, com a presença da diretoria, gestores e técnicos da empresa e participação da equipe EY, avaliando e pontuando as soluções apresentadas.
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“O desafio proposto fez com que os estudantes aprendessem em uma semana um tema novo, além do conteúdo da matéria normal do curso. Isso foi feito em equipe, o que aumentou a qualidade das propostas”, afirmou o professor Gerolamo; “o curso atingiu em plenitude o principal objetivo, que é o foco na aprendizagem ativa”, complementou. Para criar esse ambiente de aprendizagem, cada time recebeu o apoio direto de um membro de cada empresa por meio de tutorias on-line no período entre a apresentação do desafio e a entrega final dos projetos.
As aulas utilizaram o método Team Based Learning (TBL) que conta com leitura antecipada de artigos e discussão em sala de aula, por vezes em grupos (neste quadro é possível conhecer um resumo dos métodos e principais resultados do curso). A metodologia agradou aos alunos, além de garantir muito aprendizado em apenas 15 aulas. “Fiquei impressionada com a quantidade de conteúdo que pude adquirir durante um curto espaço de tempo. Acredito que o curso me trouxe uma percepção mais aguçada do funcionamento das organizações e suas constantes mudanças, o que terá extrema importância e aplicação no meu futuro profissional”, afirmou a estudante de Engenharia Aeronáutica da EESC, Larissa Mussrelli.
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Diferencial na EESC
Esse tipo de atividade reforça a estratégia da EESC em direção à interação e integração entre os estudantes de graduação e pós. Além disso, acolhe alunos de diversos cursos e universidades, fomentando a interdisciplinaridade e a troca de conhecimentos. Nessa turma estiveram inscritos graduandos das engenharias de produção, aeronáutica, de materiais e manufatura, civil e mecatrônica da EESC; engenharia civil da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e também administração da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) de Jaboticabal.
Para a estudante de pós-graduação da EESC, Maria Beatriz Escanhuela Sajovic – uma das sete alunas de pós-graduação inscritas no curso -, “foi muito interessante notar todos os aspectos que regem uma mudança e principalmente a interdisciplinaridade que envolve a disciplina. A integração universidade/empresa foi fantástica, principalmente com as tutorias que tivemos, por parte da Braile e da EY”.
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Outro destaque reside no fato de que egressos da Escola atuam nas empresas que participaram do curso, o que ressalta a importância de uma rede ativa de ex-alunos para envolvimento nas iniciativas da EESC. Essa relação gera vantagens tanto para os alunos em formação como para as empresas, como afirma o diretor EY e engenheiro formado na EESC, Leandro Matheus: “Saímos muito satisfeitos com os resultados que vimos e certos de que o modelo de parceria universidade/empresa traz muitos benefícios para todos os envolvidos, sobretudo contribuindo para uma melhor formação dos alunos, foco maior desse trabalho”.
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[+] informação
Professor Mateus Cecílio GerolamoDepartamento de Engenharia de Produção da EESCE-mail: gerolamo@sc.usp.br
Por Assessoria de Comunicação da EESCImagens: Caroline Bianchini; Yan Kita; Ana C. Bertassini; Giovana F. Dionísio; Valeria E. C. Guzmán
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Manifestações dos alunos, 158493Kb
Quadro resumo, 146182Kb